Novela ressalta a importância do uso racional de medicamentos

 

Clara e Gael, personagens da novela "O outro lado do Paraíso"Clara e Gael, personagens da novela "O outro lado do Paraíso"São Paulo, 17 de abril de 2018.

As novelas da Rede Globo tem hábito de abordar alguns temas importantes para a população. Desta vez a emissora utilizou o folhetim “O Outro Lado do Paraíso” para abordar os riscos do uso de medicamentos sem orientação. No capítulo da última terça-feira, 17/04, os protagonistas Clara e Gael aparecem conversando sobre os riscos que Elizabeth, mãe de Clara, corre ao passar por um processo cirúrgico.

Durante a conversa, Clara chama a atenção para a importância do uso racional de medicamentos. Confira na íntegra:

“A minha mãe vai operar amanhã. Você sabe muito bem dos riscos que ela corre”. – Clara
“Eu sei, ela mesma me contou”. – Gael
“Os médicos têm medo de uma cirrose medicamentosa. E eu também”. – Clara
“Não teve cirrose por bebida, vai ter com remédio? ”. - Gael
“Pois é, mas qualquer um que se medique em excesso pode ter. Tanta gente que toma remédio sem a menor necessidade, sem pensar no fígado”. – Clara

A expectativa é que o tema volte a ser abordado outras vezes no folhetim e de forma mais enfática, uma vez que, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o uso inadequado de medicamentos representa cerca de 30% dos casos de intoxicação registrados no Brasil.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.