Índice de Artigos

Na sexta-feira (5/12) o ciclo de palestra de 2008 se encerrou no Auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). Para o presidente do Cremesp, dr. Henrique Carlos Gonçalves, foi uma honra sediar o evento que contou com mais de 50 participantes. “Estamos comprometidos com essa campanha de interesse social, que pretende fazer da farmácia um estabelecimento de saúde e do medicamento um bem público”.

Ainda segundo dr. Henrique, o  direito ao comércio e ao lucro não pode estar acima de outras tarefas que devem ser assumidas pelas farmácias e drogarias. “Esses estabelecimentos devem ser transformados em locais privilegiados de promoção da saúde e do uso racional de medicamentos”.

No decorrer das apresentações, o público interagiu com perguntas e relatos de situações vivenciadas na cidade. Em repostas aos questionamentos dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, chamou a atenção dos farmacêuticos para se unirem e enfrentar a questão comercial, já que esse assunto foi questionado durante todos os momentos da palestra. Dra. Raquel também sugeriu a criação de uma Associação de Farmacêuticos do Estado de São Paulo para lutar em prol das concorrências com as grandes redes.


Dr. Dirceu Raposo de Mello, diretor-presidente da Anvisa, reforçou o papel da população de saber cobrar pela presença do farmacêutico. E destacou a importância do farmacêutico ter o hábito de denunciar irregularidades que denigrem a imagem da farmácia como estabelecimento de saúde. “Esse profissional deve estreitar a relação com o médico”.

Entre o público, estiveram presentes a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de SP, dra. Inês Romano,  diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro E. Menegasso, secretária-geral do CRF-SP, dra. Margarete Akemi Kishi, conselheira do CRF-SP, dra. Maria Luiza Rodrigues, coordenadores de Comissões Assessoras do CRF-SP, dra. Sonja H. Madeira Macedo, dra. Fernanda Betarello e dr. Marcos Machado Ferreira.

Confira a palestra nas outras outras cidades:

Barretos                             Guarulhos                Ribeirão Preto                São José dos Campos   

Bragrança Paulista             Piracicaba               São Jão da Boa Vista

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.