CRF-SP promove duas palestras sobre a doença. Assista ao vídeo e participe da campanha

Capacitação “Farmacêuticos contra a dengue”São Paulo, 12 de março de 2015

O CRF-SP realizou na última quarta-feira, 12/3, a capacitação para a campanha Farmacêuticos contra a dengue, uma ação emergencial organizada pela entidade que pretende ajudar no combate à doença. Dados do Ministério da Saúde apontam que, até 7 de março, foram registrados 224,1 mil casos da doença no país, aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 85.401 ocorrências.

Durante a abertura do evento, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, destacou que a força-tarefa dos farmacêuticos é essencial nesse momento, já que a farmácia é o primeiro local que a maioria dos pacientes procura quando está com os sintomas da doença.

"É hora de fazermos nossa parte e mostrar que somos profissionais de saúde. Convoco todos os farmacêuticos para realizar essa cruzada em prol da saúde pública", afirmou na abertura do evento.Dr. Pedro MenegassoDr. Pedro Menegasso

Foram realizadas duas palestras sobre o tema. A primeira, ministrada pela assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, abordou aspectos gerais da dengue, como o que é a doença, o que ela afeta, cuidados, prevenção e medicamentos. “Cada participante da campanha se torna um multiplicador para combater a doença em sua região. É hora de utilizar nossos conhecimentos, vocação e credibilidade com a população em prol da saúde”, afirmou.

Em seguida, a coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP, dra. Márcia de Cássia Silva Borges, apresentou os impactos da homeopatia na prevenção e tratamento da dengue. “A homeopatia tem uma função muito importante em momentos de epidemia. Por meio dela, é possível não somente se prevenir contra a dengue, mas também tratar a doença com eficiência.”

A capacitação encheu o auditório da sede do CRF-SP e foi transmitida simultaneamente para as 27 seccionais. A farmacêutica e proprietária de uma farmácia na zona leste de São Paulo, dra. Roseli Vaitquevici Chaves, vai aderir à campanha. “Participei da capacitação motivada por dois pacientes que me procuraram com sintomas de dengue apenas na última semana. É um momento crítico e temos que estar preparados”, ressaltou.

Dra. Keli Cristina de Souza, além de farmacêutica, é professora em uma escola de ensino médio e também vai participar da campanha Farmacêuticos contra a dengue. “Pretendo levar os cartazes não somente na farmácia onde trabalho, mas também na escola, onde posso ser multiplicadora sobre como prevenir e tratar corretamente a dengue.”

Dra. Amouni MouradDra. Amouni MouradDra. Amarilys de Toledo Cesar, presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), também elogiou a força-tarefa motivada pelo Conselho e apontou que é uma oportunidade excelente para as pessoas conhecerem e utilizarem a homeopatia.

Campanha

O farmacêutico que desejar participar da campanha “Farmacêuticos contra a dengue”, pode contribuir das seguintes formas: orientando seus pacientes, ministrando palestras para a comunidade (escolas, igrejas, associações, etc.) e visitando estabelecimentos comerciais de sua região para orientar as equipes que trabalham nesses locais.

Para isso, o CRF-SP disponibiliza ao farmacêutico uma capacitação, um protocolo sobre a dengue, folder (clique aqui para baixar) para distribuição aos pacientes e um cartaz para afixação no estabelecimento, demonstrando a adesão à campanha.

A relação dos estabelecimentos participantes constará no site www.farmaceuticosp.com.br/dengue e no portal do Conselho.Dra. Márcia BorgesDra. Marcia Borges

O portal também está com uma área específica onde pode ser consultado materiais, protocolo, folder para download e notícias sobre o tema. Os mesmos materiais estarão disponíveis no aplicativo “CRF-SP” para consulta.

O farmacêutico que deseja participar da campanha pode entrar em contato com o CRF-SP pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefone (11) 3067-1483 ou por meio da seccional mais próxima.

Assista aqui às palestras da capacitação

Monica Neri