Mesa-redonda debate importância da preparação para a aposentadoria

 

Dr. Sebastião Patrocínio, dr. Glicério Maia, dr. Marcos Machado e professor José VillarDr. Sebastião Patrocínio, dr. Glicério Maia, dr. Marcos Machado e professor José VillarDr. Sebastião Patrocínio, dr. Glicério Maia, dr. Marcos Machado e professor José VillarSão Paulo, 19 de agosto de 2014.

O CRF-SP, por meio do Comitê Senior, realizou na última segunda-feira, dia 18, mesa-redonda sobre a importância da aposentadoria, com a participação do vice-coordenador do Comitê Senior do CRF-SP, dr. Sebastião Patrocínio, o presidente do Sinfar-SP, dr. Glicério Diniz Maia, o diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado, e o economista e consultor na área de RH, professor José de Araújo Villar, que ministrou a palestra “Importância da Preparação Para a Aposentadoria (PPA).

Durante a abertura do evento, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, ressaltou a iniciativa do CRF-SP de criar um comitê para ouvir as demandas e ideias de farmacêuticos mais experientes. “O farmacêutico tem uma carreira longínqua. É essencial abordarmos no CRF-SP como auxiliar nessa fase da carreira, que é a aposentadoria”, afirmou.

O professor Villar apresentou os novos dados dos aposentados no Brasil e alertou para a necessidade de se planejar financeiramente e psicologicamente a aposentadoria. “No início do século XX, o profissional entrava no mercado de trabalho mais cedo e se aposentava já no final de sua vida. Agora, com a expectativa de vida maior, ele passa mais tempo aposentado. Por isso, é importante que ele tenha condições financeiras e psicológicas para aproveitar esse período”, disse o professor.

 

Dr. Pedro MenegassoDr. Pedro MenegassoDr. Pedro Menegasso Professor José VillarProfessor José VillarProfessor José Villar

 

 

O vice-coordenador do Comitê Senior, dr. Patrocínio, alertou que o evento inicia as atividades do PPA dentro do CRF-SP. “Serão ministrados cursos gratuitos em novembro, realizados em três módulos, sobre a preparação para aposentadoria”.

Dr. Machado representou a diretoria do CRF-SP na mesa-redonda e falou sobre a importância de trazer o tema para farmacêuticos de todas as idades. “No geral, os profissionais não se preparam com antecedência para a aposentadoria. O CRF-SP pretende incentivar que esse planejamento inicie o quanto antes com os farmacêuticos”.

O presidente do Sinfar-SP, entidade que apoia o evento, dr. Maia, também incentivou aos jovens a realizarem planejamentos financeiros para a vida pessoal. “É importante fazer uma previsão em cima da contribuição para a previdência social e suplementar”, recomendou.

A farmacêutica aposentada dra. Mafalda Biagini participou do evento e elogiou a iniciativa do CRF-SP. “Achei o evento muito importante porque oferece aos profissionais a chance de se preparar para a aposentadoria e incentiva aos farmacêuticos a pensar sobre a aposentadoria desde seu ingresso no mercado de trabalho”.

A farmacêutica dra. Salette de Faria disse que a mesa-redonda e a palestra agregaram muito para quem já está aposentado, pois apresentou a importância do profissional realizar outras atividades e se manter ativo e atualizado.

 

Mônica Neri

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

2014 06 03 

banner congresso 



farmacia saude