Após mobilização de farmacêuticos de norte a sul, presidenta Dilma veta venda de medicamentos em supermercados

 

Vitória farmacêuticaVitória farmacêuticaSão Paulo, 18 de maio de 2012.

Foi publicado na edição de hoje (18 de maio) do Diário Oficial da União o veto da presidenta Dilma Rousseff à venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) para uso em supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e similares.  A decisão era intensamente aguardada por farmacêuticos de todo o país, que nos últimos dias se mobilizaram (especialmente nas redes sociais) pedindo à presidenta que vetasse o dispositivo incluído na Medida Provisória 549/11, que, uma vez aprovado, seria um incentivo à automedicação irresponsável.

O dispositivo constava de MP aprovada no Congresso e cujo objeto principal concedia isenção fiscal de PIS/Pasep e Cofins para produtos destinados a portadores de deficiência física. Essa parte do texto foi sancionada pela presidenta.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, o veto da presidenta Dilma no artigo 8º da MP 549/11 representa uma grande conquista de toda a categoria farmacêutica. "Parabéns a todos pela grande mobilização. Uma categoria unida, mostra sua força e o valor que tem para saúde pública".

Dilma Rousseff argumentou no texto enviado ao Congresso que explicava as razões do veto que a liberação "dificultaria o controle sobre a comercialização". "Ademais, a proposta poderia estimular a automedicação e o uso indiscriminado, o que seria prejudicial à saúde pública." Os ministérios da Saúde e da Justiça opinaram a favor do veto.

Além da desoneração para itens voltados para pessoas com deficiência, a medida também tratava sobre rotulagem das embalagens de papel destinado à impressão de livros e periódicos e isenção de impostos para materiais esportivos sem similar nacional.

Clique aqui para ler na íntegra o veto publicado no DOU de 18 de maio de 2012.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações dos portais UOL e G1)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.