A Anvisa anunciou no dia 24/10 que o laboratório Sanofi Aventis suspendeu temporariamente, no mundo todo, o medicamento Acomplia® (rimonabanto), usado no tratamento de obesidade. Em nota, o laboratório Sanofi-Aventis alega que a agência reguladora da Europa, a European Medicines Agency (EMEA), após estudos com pacientes, concluiu que os benefícios do Acomplia ® não superavam seus riscos.

 

Alguns pacientes que utilizaram o rimonabanto demonstraram aproximadamente o dobro de risco de desenvolver problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, comparado àqueles que não utilizaram o produto. Aqui no Brasil, o medicamento só começou a ser comercializado este ano.

 

Embora aprovado em mais de 50 países, o medicamento - usado por mais de 500 mil pacientes em todo o mundo - foi vetado também nos Estados Unidos, em junho do ano passado, por um comitê de 14 especialistas do FDA, a agência norte-americana que regula medicamentos e alimentos.

 

Durante o período de suspensão, a Anvisa recomenda aos profissionais da saúde que notifiquem à Agência sobre todos os possíveis casos de reação adversa causada pelo medicamento por meio do NOTIVISA, sistema de envio de notificações de eventos adversos e queixas técnicas.

 

O CRF-SP alerta aos farmacêuticos para suspender a comercialização deste medicamento e atender à solicitação da Anvisa. Além disso, orientar os pacientes que estiverem fazendo uso do Acomplia ® sobre a suspensão do produto.

 

Reembolso – Os pacientes já podem ser ressarcidos nos estabelecimentos em que o medicamento foi adquirido. Dúvidas contatar a Sanofi-Aventis no tel: 0800-7030014.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.