Ações do CRF-SP marcam Dia Estadual do Farmacêutico pelo Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana

Pelo segundo ano consecutivo, 30 de julho marcará o Dia Estadual do Farmacêutico pelo Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana. A data foi instituída mediante publicação no Diário Oficial do Estado da Deliberação 25/2010 do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), com o objetivo de sensibilizar farmacêuticos, demais profissionais de saúde e a população sobre a necessidade de usar antibióticos de forma responsável e inibir seu consumo desnecessário, a fim de manter a sua eficácia e combater a resistência bacteriana.

Para celebrar a data este ano, o CRF-SP programou uma série de ações nos dias 29 e 30 de julho. A primeira ocorre na noite da sexta-feira (29), com uma palestra sobre a atuação do farmacêutico no combate ao uso indiscriminado de antimicrobianos, a ser realizada na sede do Conselho, na capital.

No sábado, também na capital, será realizado o seminário “Uso Adequado de Antimicrobianos e Combate à Resistência Bacteriana: Compromisso com a Saúde. Responsabilidade de Todos”, com participação de entidades como a Anvisa, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Alerta à população

Também no sábado serão distribuídos nas praças dos principais pedágios do Estado de São Paulo folderes com informações sobre o uso correto e a importância de utilizar antibióticos apenas com prescrição médica e orientação farmacêutica. A iniciativa conta com o apoio das concessionárias Autoban, Intervias e Colinas, que farão a distribuição nas rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Marechal Rondon, entre outras.

Participe da campanha

Farmacêuticos que atuam como responsáveis técnicos também poderão fazer o alerta nos estabelecimentos onde trabalham. Para isso, o CRF-SP disponibiliza gratuitamente os mesmos folderes dos pedágios para distribuição em farmácias e drogarias, de forma a disseminar as informações sobre antibióticos junto à população.

Clique aqui para solicitar o material

Confira a programação dos eventos:

29/07/11 (sexta-feira)
Palestras na sede do CRF-SP – São Paulo (SP)
18h30

A importância do farmacêutico na promoção do uso adequado de antimicrobianos e combate a Resistência Bacteriana.
Ministrante: Dr. Daniel Bazoli - Farmacêutico Clínico de São Bernardo do Campo/SP

19h30 Pausa
19h45

A atuação do farmacêutico no CCIH (Comissão de Controle de Infecções Hospitalares) e o combate ao uso inadequado de antimicrobianos.
Ministrante: Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos - Coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF-SP

21h Encerramento

30/07/11 (sábado)
Seminário “Uso Adequado de Antimicrobianos e Combate a Resistência Bacteriana: Compromisso com a Saúde. Responsabilidade de todos” – São Paulo/SP