Deputado Ivan Valente visita CRF-SP para discutir propostas de melhoria na qualidade da educação

  

Queda na qualidade no ensino foi uma dos tópicos discutidos em reunião realizada entre o deputado Ivan Valente, conselheiros e membros da Comissão Assessora de Educação do CRF-SPQueda na qualidade no ensino foi uma dos tópicos discutidos em reunião realizada entre o deputado Ivan Valente, conselheiros e membros das Comissões Assessoras do CRF-SP

São Paulo, 15 de julho de 2011.

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) esteve reunido com representantes do CRF-SP esta semana para discutir temas relativos às quatro propostas existentes no Congresso para criação de exames de proficiência para os profissionais da área de saúde e também sobre outras alternativas para melhorar a qualidade de ensino no país, em especial na formação de farmacêuticos.

Na reunião, os conselheiros do CRF-SP e representantes das Comissões Assessoras apresentaram dados que indicam a queda na qualidade de ensino registrada nos últimos anos na formação farmacêutica, em especial devido à abertura constante de novos cursos, sendo que muitos deles formam alunos sem sequer estar devidamente regularizados. Outro problema é que muito cursos, apesar de não cumprirem a carga horária regulamentar, que atualmente é de 4.000 horas, são reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Os representantes do CRF-SP mostraram grande preocupação com a atuação do MEC na fiscalização desses cursos.

Após ouvir os conselheiros, Valente destacou que os problemas verificados nos cursos de formação farmacêutica são os mesmos registrados por outras áreas como medicina, odontologia, enfermagem entre muitos outros.  Também criticou a postura adotada pelo MEC, que desde o governo de Fernando Henrique Cardoso até os dias atuais tem se preocupado mais com a expansão no número de faculdades e universidades do que com a qualidade do ensino.

Como se trata de um problema geral no ensino superior no país, o deputado indicou que ações como a criação de uma Frente Parlamentar Mista no Congresso, formada por parlamentares e por representantes da sociedade civil, poderia ser uma boa alternativa para abordar os assuntos relativos à educação. A Comissão teria com objetivo ampliar na sociedade o debate sobre o problema do ensino superior no Brasil. “As mudanças só virão quando o tema tiver apoio da sociedade e ganhar visibilidade nos meios de comunicação”, avaliou.

Substitutivo ao PL 4385/94

O deputado também fez um breve relato de como está a tramitação do substitutivo ao PL 4385/94, de sua autoria, que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde e que conta com apoio dos farmacêuticos. Valente disse que a tramitação de projetos desse tipo é lenta, uma vez que propõe mudanças profundas na forma de atuar de farmácias e drogarias, mas aos poucos o debate vai amadurecendo e as resistências estão sendo vencidas. Ele também voltou pedir que os farmacêuticos mantenham a mobilização em torno do projeto, pois esse apoio é fundamental para sua aprovação.

 

Davi Machado

Assessoria de Comunicação CRF-SP 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.