Ação ‘Farmacêutico na Praça’ movimenta a avenida Paulista

 

Público atento à palestra com orientações para o uso racional de medicamentosPúblico atento à palestra com orientações para o uso racional de medicamentos

São Paulo 12 de julho de 2011.

A frase mais ouvida durante a terça-feira, 12 de julho, no vão livre do Masp na avenida Paulista foi: “Não sabia que poderia realizar esses serviços na farmácia”. Isso dá a exata dimensão sobre a importância da ação “Farmacêutico na Praça”, realizada pelo CRF-SP, com o apoio de farmacêuticos voluntários, que atenderam mais de mil pessoas. Foram realizadas orientações sobre o uso correto de medicamentos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e palestras sobre medicamentos genéricos.

A ação “Farmacêutico na Praça” é uma iniciativa para mostrar à população todos os serviços farmacêuticos regulamentados pela RDC 44/09 que podem ser prestados em farmácias e drogarias como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, monitoramento de temperatura corporal, inalação e aplicação de medicamentos injetáveis. Cidades do interior paulista já receberam a ação e o sucesso foi repetido em diversas localidades.

Dra. Margarete Kishi coordenou atuação de funcionários e voluntáriosDra. Margarete Kishi coordenou atuação de funcionários e voluntários

Assim que sabiam da ação, as pessoas eram encaminhadas para um pré-atendimento em que falavam sobre as dúvidas, eram questionadas sobre o histórico de doenças na família, recebiam informações sobre interações medicamentosas envolvendo principalmente anticoncepcionais e antibióticos entre outros medicamentos, e em seguida eram direcionadas à aferição de pressão ou medição da glicemia.

Medição de glicemiaMedição de glicemia Dr. Rodinei Veloso afere pressão arterialDr. Rodinei Veloso afere pressão arterial

Os farmacêuticos orientavam sobre a necessidade do monitoramento constante para prevenir a hipertensão e o diabetes, assim como davam dicas de alimentação e reforçavam a importância de sempre buscar orientação do farmacêutico. Outros preferiam assistir a uma palestra sobre medicamentos genéricos dada por farmacêuticos da Medley, uma das parceiras no evento. Também parceira foi a rede Drogasil, que disponibilizou 30 profissionais para a ação.

Nos casos em que os pacientes apresentaram os níveis acima dos limites consideráveis ideais, os farmacêuticos alertaram sobre a necessidade de procurar um médico e manter o monitoramento nas farmácias.

Resultado positivo

Por muitas vezes, a quantidade de pessoas que procuraram os serviços surpreendeu os organizadores que tiveram que dobrar o número de postos de atendimento. Muitos dos que aguardavam para os testes nunca haviam feito nenhum tipo de acompanhamento. Foi o caso do metalúrgico Rogério Reis, que passou a conhecer no dia os serviços farmacêuticos.

O sucesso foi tamanho que na primeira hora de atendimento, 200 pessoas já haviam passado pela triagem. O educador físico Rogilson Lima Santos, que três vezes por semana faz caminhada com os pacientes que integram o programa de Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial – Caps – Itapeva, também esteve presente no vão do Masp. “Trouxe os pacientes para eles perceberem o quanto é importante cuidar da saúde e buscar sempre a qualidade de vida”.

Dra. Raquel Rizzi atendeu à reportagemDra. Raquel Rizzi atendeu à reportagem Dr. Pedro Menegasso também atendeu à imprensaDr. Pedro Menegasso também atendeu à imprensa

Na mídia

A ação chamou a atenção da imprensa. Um link ao vivo em um telejornal da Globonews mostrou a dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, alertando sobre os perigos das interações entre medicamentos e da intoxicação por utilização incorreta. O diretor dr. Pedro Menegasso também atendeu à imprensa e reforçou a iniciativa do CRF-SP em aproximar os farmacêuticos população. A secretária-geral dra. Margarete Kishi fez parte da equipe que orientou os participantes e contribuiu para garantir que o atendimento fosse prestado com máxima qualidade, assim como dr. Rodinei Vieira Veloso, conselheiro que também aferiu a pressão e participou ativamente do atendimento à população.


Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.