Novos antibióticos prometem combater superbactérias resistentes

 

Ação dos novos antibióticos se encontra em fase de pesquisa clínicaAção dos novos antibióticos se encontra em fase de pesquisa clínicaSão Paulo, 6 de julho de 2011.

Reportagem publicada na quarta-feira (6 de julho) na Folha de S. Paulo destaca que dois novos antibióticos com diferentes mecanismos de ação sobre o ribossomo (estrutura celular que fabrica proteína) das bactérias são as promessas no combate às infecções causadas por agentes multirresistentes. A ação desses medicamentos está em fase de pesquisa clínica, e foi apresentada esta semana na Alemanha, pelo ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2009, Thomas Steiz, durante o 61º Encontro dos Laureados do Nobel.

Um dos antibióticos citados por ele age em área específica do ribossomo, onde outros fármacos não atuam, enquanto que o outro causa um bloqueio que impede a sua atividade. Dessa forma, curam várias doenças por meio da interferência na função dos ribossomos, impedindo a sobrevivência da bactéria.

Há dois anos, Steitz e outros dois cientistas levaram o prêmio por trabalhos que mostraram imagens dos ribossomos com uma definição que lhes permitiu interpretar a estrutura deles, facilitando entender seu funcionamento.

No evento realizado na Alemanha, Yonath afirmou que, hoje, 40% dos antibióticos disponíveis atacam o ribossomo da bactéria, porém, destacou ser fundamental a busca de novas formas de combate para enfrentar as superbactérias.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Folha de S. Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.