Notificadas duas suspeitas de infecção pela E.coli no interior de São Paulo


Escherichia coli: surto de contaminações na Europa é provocado por cepa rara da bactériaEscherichia coli: surto de contaminações na Europa é provocado por cepa rara da bactériaSão Paulo, 28 de junho de 2011.

Dois casos suspeitos de infecção pela bactéria E. coli foram notificados nesta segunda-feira (27/06) pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, no interior de São Paulo.  As possíveis vítimas são um professor universitário que esteve na Alemanha e um morador da cidade que, como turista, ficou na Europa durante 40 dias e passou por vários países, incluindo a Alemanha.

O professor universitário não precisou ser internado e pôde fazer o tratamento à distância. O turista ficou internado, mas já foi liberado. Ambos passam bem.

Em nota, o Ministério da Saúde disse ter sido informado pelas autoridades de Campinas sobre a suspeita e garantiu que, apesar da desconfiança de contaminação, não há risco de surtos no Brasil a partir destes casos.

A recomendação para as pessoas irão viajar, principalmente aos países da Europa e aos Estados Unidos, é que não comam alimentos crus, considerados os principais focos da doença. Outras medidas podem ser adotadas para evitar as transmissões como: lavar bem as mãos, os alimentos e, de preferência, cozinhar frutas e verduras.

O que é a E. coli

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),  o surto na Europa foi causado por uma cepa completamente nova da E. coli. A infecção pode causar a complicação mortal da síndrome hemolítico-urêmica (SHE), que ataca os rins, às vezes causando convulsões, derrames e comas.

Sequenciamento genético preliminar sugere que a cepa é uma forma mutante de duas bactérias E. coli, com genes agressivos que poderiam explicar por que o surto que atinge a Europa, principalmente a Alemanha, parece ser tão perigoso.
Segundo os pesquisadores, a cepa tem várias características que a tornam mais virulenta e produtora de toxinas do que as cepas da E. coli que as pessoas naturalmente carregam em seus intestinos.

Até 24 de junho, foram registrados 3.836 casos de infecção pela E.coli, com 45 mortes – de acordo com o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa. A Alemanha contabiliza 43 óbitos e concentra 97% das infecções, com 3.717 casos. O restante dos casos ocorreu na Áustria, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Noruega, Polônia e Reino Unido.

Uso racional de antibióticos

Uma das maneiras de combater às baterias resistentes é através do uso racional de antibióticos. O CRF-SP já atuou em várias frentes desde 2009, quando passou a promover a campanha  “Uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana”. A ação conta com farmacêuticos voluntários que orientaram a população em blitz organizadas normalmente em parques, praças públicas e em farmácias e drogarias, fornecendo dicas e informações sobre as formas corretas de utilizar os medicamentos e dicas de higiene para evitar riscos de infecção.

Na abordagem, são distribuídos folderes especialmente elaborados com as sugestões dos cuidados que devem ser adotados. Clique na imagem abaixo para ver o folder da campanha. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mai: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Material de educação sobre uso racional de antibióticos e de combate à resistência bacterianaMaterial de educação sobre uso racional de antibióticos e de combate à resistência bacteriana

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações de O Estado de S. Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.