Relatório da ONU indica uso abusivo de opioides no Brasil

Relatório Mundial sobre Drogas 2011 aponta uso abusivo de opióidesRelatório Mundial sobre Drogas 2011 aponta uso abusivo de opióides

São Paulo, 28 de junho de 2011.

Um relatório divulgado na quinta-feira (23/05) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), órgão ligado a Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que o Brasil é um dos países que mais consomem opioides (principalmente o uso nãomédico de opioides de prescrição). O documento mostra que os mercados globais de cocaína, heroína e de cannabis diminuíram ou se mantiveram estáveis, enquanto que a produção e o abuso de opioides de prescrição apresentaram alta prevalência na Costa Rica, Brasil e Chile.

De acordo com os dados, os medicamentos do grupo dos opioides, em especial aqueles à base de codeína, prevalecem na América do Sul, América Central e Caribe.

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2011, o uso abusivo desses medicamentos na América do Sul está estimado entre 0,3% e 0,4% da população adulta, algo em torno de 850.000 e 940.000 pessoas entre 15 e 64 anos. O Brasil é um dos países que detém porcentual acima da média na região ao lado de Bolívia (0,5%) e Chile (0,5%). Entre os medicamentos que fazem parte da lista, estão a morfina, a codeína e os opioides sintéticos- como metadona, buprenorfina, propoxifeno, fentanil e pentazocina.

O Relatório reúne dados e análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilegais em todo o mundo, inclusive sobre a produção, o tráfico e o consumo, servindo como base de referência aos governos para a implementação de políticas públicas para o setor.

Clique aqui e confira o trecho do relatório que faz referências ao Brasil

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.