Conselho Federal de Medicina diz que recorrerá à justiça caso a Anvisa proíba medicamentos para emagrecer

 

Objetivo da entidade é garantir o direito de pacientes ao uso, e de médicos, à prescrição de anorexígenosObjetivo da entidade é garantir o direito de pacientes ao uso, e de médicos, à prescrição de anorexígenosSão Paulo, 16 de junho de 2011.

Uma reportagem publicada no Jornal da Tarde (edição de quinta-feira, 16 de junho) destacou que o Conselho Federal de Medicina (CFM) recorrerá à Justiça para garantir o direito de pacientes e de médicos ao uso e à prescrição dos inibidores de apetite, caso a Anvisa venha a proibir o comércio desses medicamentos no Brasil.

Representante do CFM no Painel Técnico Internacional promovido pela Anvisa na terça-feira, o primeiro-secretário do CRF, dr. Desiré Carlos Callegari, afirmou na matéria que a entidade se dispõe a ser parceira da Anvisa no desenvolvimento de campanhas de esclarecimento para evitar possíveis excessos no uso de medicamentos para emagrecer.

Ele reforçou que a própria Anvisa possui mecanismos para monitorar o excesso de prescrições de anorexígenos, por se tratarem de substâncias de uso controlado.

Outro especialista ouvido na matéria, dr. Airton Golbert, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), citou como exemplo de combate ao abuso nas prescrições de medicamentos para emagrecer a medida tomada pela Anvisa no ano passado, quando a sibutramina passou a ser classificada como substância controlada, com notificação de receita B2. De acordo com dados da Agência, a decisão resultou na queda de 32% na prescrição de sibutramina no período de um ano (de 2,95 milhões de receitas para 1,99 milhão).

 

Renata Gonçalez (com informações do Jornal da Tarde)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.