Mais duas seccionais promovem a ação e orientam a população em locais públicos

 

Objetivo da ação é informar sobre o uso correto de medicamentos e aproximar o farmacêutico da populaçãoObjetivo da ação é informar sobre o uso correto de medicamentos e aproximar o farmacêutico da populaçãoSão Paulo, 15 de junho de 2011.

Profissionais voluntários das Seccionais de Piracicaba e Bauru participaram da ação “Farmacêutico na Praça”, cujo objetivo é orientar a população sobre o uso correto de medicamentos e promover maior visibilidade do farmacêutico como profissional da saúde.

Em Piracicaba, a campanha contou com a parceria da Prefeitura e da Associação Comercial de Piracicaba (Acipi), e atendeu cerca de 1,8 mil pessoas na tenda montada na praça José Bonifácio, no Centro da cidade. Além do uso correto de medicamentos, a ação focou a questão do descarte de medicamentos. Por esse motivo, postos de recolhimento foram instalados para que as pessoas pudessem descartar os medicamentos vencidos ou que sobraram após o consumo, que depois foram recolhidos pela Prefeitura.

Segundo a diretora regional de Piracicaba, dra. Luciana Canetto, a grande procura por parte da população foi além da simples curiosidade. “A maioria das pessoas tem o costume de jogar os medicamentos diretamente no lixo, no vaso sanitário, na pia. E percebemos que muitas delas ficavam surpresas após receberem nossas orientações.”

 

alt"Farmacêutico na Praça" em Piracicaba atendeu cerca de 1,8 mil pessoas

 

A ação também contou com a participação da coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública e Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Piracicaba, dra. Jussara Teixeira, além de outros profissionais atuantes na rede pública de saúde local.

Outra cidade onde a ação ocorreu foi Bariri (atendida pela Seccional de Bauru), em 11 de junho. A campanha foi integrada ao projeto “Saúde na Praça”, promovido pela Prefeitura de Bariri para comemorar o aniversário de 121 anos da cidade. O evento reuniu uma equipe multidisciplinar composta por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e dentistas.

Na tenda do CRF-SP montada na Praça da Matriz, no Centro, mais de 600 pessoas fizeram testes de aferição de pressão arterial e glicemia, além de receberem folderes informativos e orientações sobre o uso racional de medicamentos. Para o dr. Luiz Fernando Turini, coordenador da Comissão Assessora de Farmácia de Bauru, trata-se uma excelente estratégia para aproximar o farmacêutico e a população. “Foi uma grande conquista e uma ótima oportunidade para as pessoas conhecerem o trabalho do CRF-SP. Ações como essa valorizam o farmacêutico”, afirma.

 

Em Bariri, ação foi integrada às comemorações ao aniversário da cidade. 600 pessoas foram orientadas na tenda do CRF-SPEm Bariri, ação foi integrada às comemorações ao aniversário da cidade. 600 pessoas foram orientadas na tenda do CRF-SP

 

O prefeito de Bariri, Benedito Mazotti, e secretário de Saúde do município, dr. Fábio José Cenni, também participaram da ação. Integraram a equipe do CRF-SP no projeto o dr. João Oliveira, e as dras. Camila Fleury, Daniela Grassi, Heloisa Castilho, Graziela Graco e Maria Benedita Esgotti, todos da Comissão de Farmácia de Bauru.

 

Colaborou Camila Souza

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.