CRF-SP informou em tempo real discussões sobre a permanência de anorexígenos no Brasil


Painel técnico contou com intensa participação de especialistas, cientistas e profissionais de saúdePainel técnico contou com intensa participação de especialistas, cientistas e profissionais de saúdeSão Paulo, 14 de junho de 2011.

A Anvisa realizou na terça-feira (14 de junho), em Brasília, um importante debate sobre os riscos e benefícios do uso de inibidores de apetite no país. Houve intensa participação de especialistas, cientistas e profissionais de saúde, que ao longo do dia emitiram tanto pareceres favoráveis como desfavoráveis à permanência desses medicamentos no mercado brasileiro.

O período da manhã foi dedicado às discussões sobre o uso da sibutramina. De tarde, o debate focou os prós e contras dos outros inibidores de apetite (anfepramona, femproporex e manzidol).

Alguns dos participantes, como a médica do Hospital das Clínicas de São Paulo dra. Cíntia Cercato, que representou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), reforçaram a tese de que, caso a Anvisa proíba os inibidores de apetite no Brasil, os pacientes obesos ficarão sem opção de tratamento.

Entidades de classe como o CRF-SP, Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselho Federal de Medicina (CFM) também estiveram presentes no Painel Técnico Internacional organizado pela Anvisa. Nas palavras do representante do CFM, foi defendida a necessidade de busca por alternativas terapêuticas, antes da proibição das atualmente existentes.

De acordo com a Anvisa, todas as opiniões e apresentações dos debatedores e convidados serão ponderadas e culminarão em uma decisão final.

Interação

Desde o início, as discussões do Painel Técnico Internacional sobre Eficácia e Segurança dos Medicamentos Inibidores de Apetite foram atualizadas em tempo real nos perfis do CRF-SP nas redes sociais Twitter e Facebook, com informações passadas por um representante do Conselho no evento.

A iniciativa resultou na prestação de um serviço que permitiu o acompanhamento por parte de internautas interessados em assistir ao debate.

Clique aqui para ler todas as atualizações postadas nas redes sociais Twitter e Facebook, na medida em que as discussões ocorriam no painel promovido pela Anvisa.

Opinião

O painel técnico realizado pela Anvisa foi tema de reportagem do jornal Estado de S. Paulo de quarta-feira (15 de junho), com entrevista do diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.