Cinco novos medicamentos estão à disposição nas 547 unidades em todo país

logo_fcia_pop

São Paulo, 18 de maio de 2011.

Agora são 113 e não mais 108 medicamentos que são ofertados pelo Programa Farmácia Popular do Brasil. A população passa a ter acesso à losartana (contra hipertensão arterial), loratadina (antialérgico), fluoxetina (antidepressivo), clonazepan (ansiolítico) e alendronato de sódio (osteoporose) nas 547 unidades administradas pelo governo federal.

No caso da losartana potássica, o medicamento será gratuito, ao lado dos outros 12 para hipertensão e diabetes que, desde fevereiro, integram a ação Saúde Não Tem Preço. Os outros quatro itens terão 90% de desconto.

Atualmente, as unidades próprias estão presentes em 431 municípios brasileiros. O Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 pelo governo federal para oferecer à população mais uma forma de obtenção de medicamentos, além dos 560 tipos oferecidos gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O Farmácia Popular foi estendido à rede privada de farmácias e drogarias em 2006, recebendo a denominação “Aqui Tem Farmácia Popular”, onde são ofertados 25 itens. Este programa já conta com 15.326 estabelecimentos credenciados em 2,5 mil municípios.

Thais Noronha, com informações do Ministério da Saúde