Dra. Raquel na mesa com representantes de outras entidades farmacêuticas da América LatinaDra. Raquel na mesa com representantes
de outras entidades farmacêuticas da América Latina

Experiências desenvolvidas por farmacêuticos voluntários do CRF-SP são destaque no
I Congresso Latino-americano de Ciências Farmacêuticas

São Paulo, 11 de maio de 2011.

O CRF-SP foi convidado pelo “Colegio Quimico Farmacéutico Departamental del Cusco” para participar do I Congresso Latino-americano de Ciências Farmacêuticas – Desafios e Realidades, entre os dias 25 e 29 de abril, na cidade de Cuzco, no Peru. A entidade organizadora corresponde ao Conselho Federal de Farmácia brasileiro.

A programação contou com a participação de representantes de entidades farmacêuticas do Chile, Paraguai, Bolívia, Equador, México e Argentina, além do Brasil e Peru, que ao longo dos cinco dias promoveram um importante debate sobre o exercício da profissão na América Latina.

Uma das experiências do Estado de São Paulo apresentadas no Peru foi “O impacto da atuação do farmacêutico voluntário em sua entidade de classe”, com foco nas atividades desenvolvidas pelos cerca de 500 membros das 14 Comissões Assessoras do CRF-SP. A apresentação destacou o empenho dos farmacêuticos voluntários paulistas e os principais resultados obtidos no sentido de legitimar a profissão e seu âmbito de atuação.

Também foi destaque a palestra “Controle de qualidade dos laboratórios de análises clínicas”, que apresentou os aspectos históricos, as diferentes

Entidade equivale ao Conselho Federal de Farmácia brasileiroEntidade equivale ao Conselho Federal de Farmácia brasileiro

fases do processo analítico e os procedimentos utilizados no controle interno e externo de qualidade, entre outros aspectos pertinentes à atuação do farmacêutico nesta área no Brasil.

O CRF-SP participou ainda de uma mesa-redonda que discutiu os principais problemas enfrentados e as perspectivas para o futuro dos farmacêuticos nos países latino-americanos.

Projeção internacional

O convite feito ao CRF-SP para compartilhar suas experiências em favor da profissão no I Congresso Latino-americano de Ciências Farmacêuticas no Peru é fruto do reconhecimento internacional ao empenho e à excelência demonstrados por farmacêuticos do Estado de São Paulo.

A participação em eventos da importância desse congresso latino-americano demonstra que o trabalho desenvolvido pelo CRF-SP serve de modelo de organização que propõe políticas e ações que merecem ser copiadas. Essa integração com profissionais de diversos países coloca o farmacêutico paulista, seus anseios e opiniões em destaque, e reforça a relevância das discussões travadas no Estado de São Paulo, tornando-as referência também no cenário brasileiro.

Renata Gonçalez