CRF-SP participa de mesa-redonda com estudantes universitários em Presidente Prudente

 

Público em Prudente: jornada acadêmica acontece até 6/05Público em Prudente: jornada acadêmica acontece até 6/05 Presidente Prudente, 4 de maio de 2011.

 

Acontece ao longo desta semana (de 2 a 6 de maio) a XVIII Jornada Acadêmica de Farmácia, organizada pelo Diretório Acadêmico de Farmácia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente. O evento é voltado para alunos, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde e tem o apoio do CRF-SP.

Dentre as diversas atividades que estão na programação, ontem (3 de maio), foi realizada uma mesa-redonda com o tema “O papel das propagandas de medicamentos na promoção do uso racional de medicamentos e os novos rumos para as farmácias e drogarias”, que contou com a participação do diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, e dr. Adriano Falvo, professor da Unoeste e também representante do CRF-SP na comissão externa de implantação e acompanhamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) Anvisa.


Futuro da profissão

Na primeira parte das discussões, o dr. Falvo apresentou aos estudantes as perspectivas para a área de atuação dos futuros profissionais e as mudanças que estão ocorrendo na profissão. Em sua avaliação, nos últimos 15 anos ocorreu um verdadeiro “bombardeio” de leis e resoluções que ajudaram a regulamentar o comércio de medicamentos, fato que contribuiu para a valorização dos farmacêuticos.

O dr. Falvo falou também que uma forma das farmácias de bairro e pequenas cidades ganharem espaço é por meio da oferta de serviços farmacêuticos. “Quem quiser competir deverá buscar o diferencial nos serviços e atenção farmacêutica e na qualidade do atendimento”, afirmou.

 

Dr. Adriano Falvo reforçou a importância de oferecer serviços diferenciados nas farmáciasDr. Adriano Falvo reforçou a importância de oferecer serviços diferenciados nas farmácias

“Num futuro próximo, as farmácias e drogarias do Brasil estarão caminhando para o mesmo estágio dos países europeus e dos Estados Unidos”, disse o professor ao comentar a lei 11.903/09, que cria o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, medida que deverá monitorar todos os medicamentos produzidos no Brasil.

 

Propaganda de medicamentos

Na segunda parte da mesa-redonda, o dr. Pedro Menegasso falou sobre a regulamentação da propaganda de medicamentos e como este tema afeta diretamente o trabalho dos farmacêuticos no atendimento ao público. Segundo o dr. Pedro, hoje existem critérios éticos e sanitários que regulamentam a publicidade e a promoção da venda desses produtos e que o farmacêutico precisa conhecê-los, sob o risco de sofrer punições.

Dr. Pedro Menegasso apresentou diversos exemplos de propagandas incorretas que apresentam expressões enganosas e abusivas na tentativa de venda a qualquer custo.  “A publicidade e promoção de medicamentos deve ser feita de maneira ética e criteriosa”, explicou.

 

Dr. Pedro Menegasso falou sobre a regulamentação da propaganda de medicamentosDr. Pedro Menegasso falou sobre a regulamentação da propaganda de medicamentos


Avaliação positiva

A diretora regional da Seccional de Presidente Prudente do CRF-SP, dra. Nádia Regina Alvim, também prestigiou a mesa-redonda e disse que o Conselho sempre apóia as iniciativas da universidade. “Esta parceria tem dado muitos resultados positivos”, disse.

Já a presidente do Diretório Acadêmico da Unoeste, Kathiely Martins dos Santos, uma das organizadoras da mesa-redonda, disse que o evento foi muito positivo. “Tivemos cerca de 80% de adesão, as palestras foram excelentes e fiquei muito feliz com a participação e interesse dos alunos”.

A XVIII Jornada Acadêmica de Farmácia da Unoeste acontece até sexta-feira (06/05). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3229-1052.

 

Carlos Nascimento 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.