Farmacêuticos irão aferir pressão arterial no Parque do IbirapueraFarmacêuticos irão aferir pressão arterial no Parque do Ibirapuera

São Paulo, 26 de abril de 2011.

São 17 milhões de hipertensos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam uma realidade que tem crescido diariamente e o dia 26 de abril é uma oportunidade para alertar a população sobre os maus hábitos, diretamente ligados ao desenvolvimento da doença como tabagismo, excesso de sal e gordura.

Desde que a RDC 44/09 regulamentou a prestação de serviços como a aferição de pressão arterial em farmácias e drogarias, o CRF-SP tem se preocupado em preparar o farmacêutico para que exerça a atividade com excelência. Para isso, oferece gratuitamente na capital e interior um curso essencial de oito horas teórico e prático sobre o manejo do tratamento do paciente com hipertensão arterial em que são abordados os métodos corretos de aferição, os mecanismos de ação dos principais medicamentos para a doença, formas de prevenção, efeitos colaterais e interações com outros medicamentos.

Outra forma de dar instrumentos para que o farmacêutico atenda o paciente com qualidade foi a série de DVDs Educação Farmacêutica em vídeo, cujo volume três dedicou-se exclusivamente à hipertensão arterial. São cerca de 30 minutos de orientações voltadas ao farmacêutico. 

Segundo o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), a pressão alta é a origem de 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC ou derrame) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Neste contexto, o farmacêutico é fundamental para auxiliar na prevenção da doença, efetuar o acompanhamento do paciente com hipertensão arterial, contribuindo com sua qualidade de vida.  

Quem tem mais risco de ter hipertensão:

•    Quem consome mais bebida alcoólica
•    Quem tem hipertenso na família
•    Quem está com excesso de peso
•    Quem usa muito sal na alimentação
•    Quem é diabético
•    Quem não tem uma alimentação saudável
•    Pessoas da raça negra                                                     

Fonte: Ministério da Saúde

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.