São Paulo, 06 de abril de 2011.

A 14ª edição da Conferência Nacional de Saúde acontece de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011 com o tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro.

O encontro é uma oportunidade democrática para o amplo debate sobre o setor de saúde no Brasil. As discussões serão em torno da política de saúde na seguridade social, da participação da comunidade e controle social e da gestão do SUS (financiamento; pacto pela saúde e relação público-privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).

A participação dos farmacêuticos nas discussões e o acompanhamento de todas as etapas da conferência é fundamental, tendo em vista a possibilidade de contribuir nestes espaços para melhor fortalecimento da classe e ainda maior visibilidade entre os profissionais de saúde, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde, ratificando a relevância da profissão farmacêutica para a saúde pública.

Conferências municipais

Para que a comunidade também possa opinar em relação às características e demandas de cada local, são realizadas conferências municipais e estaduais, antes da etapa nacional. As discussões regionais são importantes para que os municípios possam também discutir sobre um sistema de saúde mais adequado às necessidades de seus habitantes.

Confira as datas:

Etapa municipal: 1º de abril a 15 de julho de 2011;
Etapa estadual/Distrito Federal: 16 de julho a 31 de outubro de 2011;
Etapa nacional: 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

O que são as Conferências Nacionais de Saúde?

De acordo com o Ministério da Saúde, as Conferências Nacionais de Saúde são espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Elas contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade e, atualmente, são realizadas a cada quatro anos. Em 1941, aconteceu a 1ª Conferência, convocada pelo Ministro da Educação, Gustavo Capanema, naquela época o Ministério da Saúde ainda não existia. O setor de Saúde era um departamento do Ministério da Educação. A última edição do evento, a 13º Conferência Nacional de Saúde, foi realizada em novembro de 2007. Conferências estaduais e municipais antecedem a Conferência Nacional e são realizadas em todo o país. Elas tratam dos mesmos temas já previstos para a etapa nacional e servem para discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e que serão levadas, posteriormente, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional.

Para mais informações: http://conselho.saude.gov.br

Thais Noronha