São Paulo, 14 de fevereiro de 2011.

Metabolização de substâncias e função renal são menos eficientes em crianças e idosos, se comparadas a adultos saudáveisMetabolização de substâncias e função renal são menos eficientes em crianças e idosos, se comparadas a adultos saudáveisA ocorrência de reações indesejáveis em crianças e idosos que utilizam medicamentos cuja eficácia e segurança são comprovadas apenas para uso em adultos foi abordada em reportagem do portal R7, que contou com a participação da presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, para esclarecer o assunto.

Na matéria, dra. Raquel explica que a idade afeta a ação do medicamento porque, tanto nas crianças como nos idosos, a metabolização da substância e a função renal são menos eficientes. “Com algumas exceções, os medicamentos tendem a produzir efeitos maiores e mais prolongados nos extremos da vida”, enfatizou.

As reações adversas mais comuns nas situações citadas pela reportagem vão desde intoxicação até distúrbios psicológicos. Uma explicação para isso, de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), outro profissional ouvido pelo R7, é que os testes de eficácia e segurança dos medicamentos são feitos primeiramente com animais, e, em seguida, com adultos jovens e saudáveis.

A matéria também traz a relação de alguns medicamentos e as possíveis reações adversas em idosos e crianças.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.