São Paulo, 4 de fevereiro de 2011.

4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer4 de fevereiro, Dia Mundial do CâncerHoje (04/02) é o dia Mundial do Câncer, data instituída em 2005 pela União Internacional de Controle do Câncer, com apoio da instituição brasileira Inca (instituto Nacional de Câncer). A data tem como objetivo chamar a atenção das nações, lideranças governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o aumento dos casos de câncer no mundo.

Os levantamentos apresentados pelos institutos mostram que mais de 12, 7 milhões de pessoas são diagnosticadas todo ano com câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas da doença. No Brasil, são esperados, somente para 2011, quase 500 mil novos casos.  Se não forem tomadas medidas de longo e largo alcance, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas ocorrerão nos países em desenvolvimento, segundo o Inca.

O câncer de maior incidência no Brasil é o de pele, do tipo não-melanoma, que corresponde a 23% do total de casos. Entre os demais tipos, nos homens, os cânceres mais frequentes são de próstata (29%), pulmão (10%) e estômago (8%). Entre as mulheres, o de mama (26%), colo do útero (10%) e intestino (8%).

Diante deste preocupante quadro, este ano, a conferência de cúpula na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) incluirá o tema saúde e será uma excelente oportunidade para que o câncer seja incluído como prioridade na agenda do desenvolvimento global.

Educação em Saúde

Com objetivo de capacitar o farmacêutico e fornecer material impresso orientativo para distribuição nos estabelecimentos farmacêuticos, o CRF-SP criou as Campanhas de Educação em Saúde. Através desta ação, foram elaborados folders com informações úteis que ajudam a população a perceber sintomas relacionados a doenças, como por exemplo o câncer de pele, e a buscar os serviços de saúde.

A realização do Programa de Educação em Saúde, além de ser um estímulo ao trabalho do farmacêutico como profissional e educador em saúde e proporcionar um maior esclarecimento à população, tende a auxiliar o serviço público de saúde a minimizar custos com internações.

Os temas já abordados pela campanha são: Câncer de pele, Antibióticos, Asma, Dengue, Diabetes, DST/AIDS, Gravidez na Adolescência, Hipertensão, Obesidade e Uso Racional de Medicamentos.

Clique aqui para saber mais sobre a Campanha Educação em Saúde

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.