São Paulo, 3 de fevereiro de 2011.

Todo o empenho das Comissões Assessoras do CRF-SP para fortalecer a profissão foi mostrado aos mais de 300 farmacêuticos e estudantes durante as palestras realizadas na sede do CRF-SP. Muitas áreas da Farmácia foram abordadas e os participantes acompanharam uma trajetória de evolução de cada um dos setores, além de apresentarem o atual momento e as perspectivas de Farmácia, Distribuição e Transporte, Farmácia Clínica e Hospitalar, Análises Clínicas e Toxicológicas, Pesquisa Clínica, Indústria, Educação, Homeopatia, Fitoterapia e Acupuntura e por último nesta quarta-feira, 2 de fevereiro Saúde Pública e Regulação e Mercado.

O primeiro palestrante, dr. Wallace dos Santos, membro da Comissão de Saúde Pública, ressaltou a série de resoluções, leis e normativas que envolvem a área, entre elas alguns marcos como a Portaria 176/99 do Ministério da Saúde que estabeleceu critérios e requisitos para a qualificação dos municípios e estados ao incentivo à Assistência Farmacêutica Básica.

Dr. Wallace dos SantosDr. Wallace dos Santos Dr. Israel MurakamiDr. Israel Murakami

Outro ponto foi o documento elaborado de forma pioneira pela Comissão com todas as diretrizes para a estruturação da Assistência Farmacêutica nos municípios. A Cartilha já foi atualizada e está à disposição para download. Clique aqui para visualizá-la.

Para o dr. Israel Murakami, conselheiro e coordenador da Comissão, havia necessidade desse tipo de material. “Quando conversávamos com farmacêuticos de todo o Estado, percebíamos a carência de informação sobre tudo que é preciso para uma assistência com qualidade”.

Responsabilidade Técnica em UBS

Esse foi um dos assuntos mais discutidos durante a mesa de debate que se formou ao final das palestras, inclusive entre a presidente dra. Raquel Rizzi e o diretor-tesoureiro, dr. Pedro Menegasso. Ambos foram enfáticos ao ressaltar que o Conselho Regional de Farmácia de SP tem lutado para garantir a presença de um responsável técnico farmacêutico em cada Unidade Básica de Saúde (UBS).

A população tem direito de ser atendida por um farmacêutico. A orientação é fundamental para evitar interações medicamentosas, troca de medicamentos e muito mais”, destacou dra. Raquel.

Dr. Luciano LoboDr. Luciano Lobo Dr. Vagner MiguelDr. Vagner Miguel

Regulação e Mercado

A segunda parte do evento foi apresentada pelo dr. Vagner Miguel, membro da Comissão de Regulação e Mercado e responsável por áreas técnicas na Associação Nacional de de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). O palestrante destacou os principais marcos regulatórios de diversas áreas da Farmácia e ressaltou ainda que há uma infinidade deles, já que o Conselho Federal de Farmácia reconhece 74 áreas de atuação para esse profissional.

Mesa com palestrantes esclareceu dúvida dos participantesMesa com palestrantes esclareceu dúvida dos participantes

O membro da Comissão dr. Luciano Lobo falou sobre possíveis normativas de setores carentes de regulamentação como cosméticos orgânicos, transporte de medicamentos, alimentos funcionais, produtos para saúde, pesquisa básica, resíduos, biotecnologia, biodiversidade, entre outros.

Também participaram das palestras a secretária-geral dra. Margarete Akemi Kishi e as conselheiras dra. Priscila Dejuste e dra. Rosangela Borges Reina.

Thais Noronha