São Paulo, 31 de janeiro de 2011.

Recorde de público, comemoração especial e encontro de profissionais. Assim pode ser descrito o já tradicional Jantar do Farmacêutico, que aconteceu no Esporte Clube Sírio, em 28 de janeiro, em São Paulo. Os ingressos esgotados antecipadamente, um jantar especialmente selecionado  e muitos outros detalhes fizeram com que as mil pessoas, entre autoridades, farmacêuticos, estudantes, patrocinadores e parceiros do CRF-SP participassem de um evento inesquecível, como dito no discurso de dr. Pedro Menegasso, um dos diretores.

31-01-11_jantar-diretoriaDra. Margarete Kishi, dr. Marcelo Polacow, dra. Raquel Rizzi e dr. Pedro Menegasso

Um dos pontos altos do evento foi a comemoração dos 50 anos de CRF-SP. Uma composição com bolo, balões e o parabéns cantado em pé pelos participantes deram o tom à festa. A presidente dra. Raquel Rizzi deu as boas vindas a todos e relembrou as recentes e importantes mudanças para a profissão. “Temos muito a comemorar. Alcançamos um patamar que nos insere definitivamente no sistema de saúde e isso se deve à mudança de postura de cada farmacêutico nas mais diversas áreas”. Para o vice-presidente, dr. Marcelo Polacow esse ano é mais do que especial pelo CRF-SP completar meio século de trabalho em prol do farmacêutico e da população.  Já o diretor-tesoureiro, dr. Pedro Menegasso destacou a atuação do CRF-SP para que a classe farmacêutica seja cada vez mais fortalecida. Responsável pela organização dos eventos que envolvem  jubileu de ouro, dra. Margarete Akemi Kishi, secretária-geral, fez questão de dedicar a comemoração a cada farmacêutico, que ao longo dos anos contribuíram para o grande reconhecimento conquistado. A diretoria também agradeceu a contribuição dos patrocinadores e colaboradores que apostaram no CRF-SP para a realização desse grandioso evento.

Como também já é tradicional, o jantar é prestigiado por autoridades que atuam no cenário da saúde como o deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB/SP) participou das homenagens e elogiou o trabalho da atual diretoria em prol da saúde. “O CRF-SP completa 50 anos em defesa da sociedade, pois não é simplesmente um órgão de classe para defesa de seus profissionais. A Farmácia constitui uma atividade absolutamente indispensável para a saúde dos cidadãos e neste momento parabenizo todos os farmacêuticos e coloco-me à disposição em toda a legislação atinente a essa profissão tão importante”, afirmou.

31-01-11_jantar-dep_fed_thameDeputado federal Antonio Carlos Thame

O dr. Luiz Eduardo Collaço, farmacêutico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) que já foi conselheiro e membro da Comissão de Ética do CRF-SP entre os anos de 1992 e 1994 e hoje é secretário municipal de Saúde de Salto/SP, falou sobre as dificuldades enfrentadas durante a implementação da assistência farmacêutica municipal. “O desafio do gestor da saúde, independentemente de ser um farmacêutico ou não, é semelhante ao papel do profissional que trabalha na ponta de uma farmácia ou drogaria, que é de convencimento das autoridades sobre a importância da assistência farmacêutica. Organizar o serviço farmacêutico público é hoje nosso maior desafio”.

Os presentes também conferiram um vídeo em homenagem feito especialmente para exaltar a data e, que fez referências às mais diversas áreas da Farmácia saudando cada farmacêutico em suas especialidades profissionais.

No interior, o Dia do Farmacêutico também foi lembrado e muito festejado em diversas cidades, que realizaram jantares e coquetéis em comemoração à data.

Luana Frasca e Thais Noronha

Clique nas imagens para ampliar

{gallery}jantar2011{/gallery}