São Paulo, 31 de janeiro de 2011.


Estudo publicado na edição on-line do American Journal of Epidemiology afirma que as chances de crianças desenvolverem a asma crescem 50% quando são tratadas com antibióticos. A pesquisa realizada pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, concluiu o levantamento ao acompanhar 1.400 crianças, da gravidez aos seis anos de idade.

A relação entre a asma e os antibióticos já havia sido estudada em pesquisas anteriores, mas foram consideradas imprecisas porque foram realizadas com crianças que utilizavam o medicamento para tratar infecções respiratórias, portanto já predispostas à asma.

No novo estudo, os pesquisadores excluíram do levantamento as crianças que haviam sido tratadas por infecções respiratórias. Além disso, foram considerados outros fatores de risco, como histórico de asma na família. “Nós encontramos uma relação particularmente forte entre o uso de antibióticos nos primeiros seis meses de vida e a asma em crianças que não tinham histórico familiar do problema”, diz Kari Risnes, autora do estudo e pesquisadora da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, que concluiu o levantamento na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A explicação, segundo a pesquisadora, é que o uso de antibióticos pode atuar sobre as bactérias benéficas à saúde que ficam no intestino e ajudam o sistema imunológico dos bebês a se formar. “Nesse caso, as crianças podem se desenvolver com um sistema imunológico ‘imaturo’, o que leva a reações alérgicas”, afirma Risnes. Segundo a pesquisadora, esses resultados são importantes para lembrar médicos e o poder público das consequências do uso indiscriminado de antibióticos.

Ações do CRF-SP 


O CRF-SP já atuou em várias frentes para a promoção da orientação sobre as formas corretas de utilizar os medicamentos antimicrobianos. Desde 2009 a campanha “Uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana” promoveu debates, palestras e orientações à população. Além disso, nos meses de janeiro e fevereiro, o CRF-SP realiza o XI Encontro Paulista de Farmacêuticos, em homenagem ao Dia do Farmacêutico (20 de janeiro) e aos 50 anos do CRF-SP, com um ciclo de palestras na Capital e em 24 cidades do interior do Estado de São Paulo.

Entre os temas abordados estão os esclarecimentos sobre a Resolução RDC 44/10 que trata do controle dos antibióticos, os riscos da automedicação e a orientação dos farmacêuticos quanto aos cuidados na dispensação de medicamentos.

 

Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(Com informações do Portal Veja)  

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.