São Paulo, 28 de janeiro de 2011.

Público presente ao segundo dia do ciclo de palestras por segmentoPúblico presente ao segundo dia do ciclo de palestras por segmento

O segundo dia de discussões do ciclo de palestras por segmento realizado na sede do CRF-SP nesta quita-feira (27/01) apresentou a evolução e as perspectivas das áreas de Pesquisa Clínica, Indústria e Distribuição e Transportes. O evento, que faz parte dos IX Encontro Paulista de Farmacêuticos, e comemora os 50 anos do CRF-SP e  o Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), apresentou um panorama atual e projetou com otimismo as oportunidades de atuação profissional nas três áreas.

Dra. Yukie durante sua palestraDra. Yukie falou sobre a evolução da pesquisa clínica, bioética e biotecnologia

A dra. Yukie Kawasaki, coordenadora da comissão de Pesquisa Clínica, iniciou o ciclo ao apresentar os conceitos de pesquisa clínica, biotecnologia e bioética e traçou o histórico e a evolução do segmento no Brasil e no mundo. A palestrante chamou a atenção do público ao descrever a complexidade e os altos investimentos que são necessários para o desenvolvimento de novos medicamentos.  “Houve uma evolução da pesquisa clínica em países da América Latina, Ásia e Leste Europeu. Mesmo assim ainda há muito a fazer”, revelou a coordenadora.

Dr. João falou sobre o tema IndustriaDr. João abordou o panorama da atuação farmacêutica na indústria

O segundo tema foi apresentado pelo dr. João de Araújo Prado Neto, coordenador da Comissão de Indústria do CRF-SP.  Ele abordou o panorama da atuação farmacêutica na indústria de medicamentos, alimentos e cosméticos, dando mais ênfase à primeira. Contextualizou a participação brasileira no mercado mundial, que já ocupa a nona posição no ranking de consumo, mas que tem ainda muito espaço para crescer no desenvolvimento e fabricação de medicamentos. “A produção industrial passa por um conjunto de novas estratégias empresarias. Muita coisa está para acontecer e está nas mãos de nós farmacêuticos promover essas mudanças”.

Dr. Vitor prevê demanda em sua áresDr. Vitor prevê demanda na área de distribuição e transportes

Fechando o ciclo, dr. Vitor de Oliveira, coordenador da Comissão de Distribuição e Transportes, apresentou os desafios de seu segmento. Chamou a atenção para as perspectivas do mercado. “É uma área que terá muita demanda”, avisou. O palestrante explicou que distribuição, transporte e armazenamento são etapas da cadeia farmacêutica que ganharam regulamentação específica há pouco tempo e que será cada vez mais importante participação do farmacêutico . “Sob o ponto de vista sanitário, regulatório e da garantia da qualidade é indiscutível a assistência farmacêutica”.

Dra. Raquel presenteia uma das sorteadas no eventoDra. Raquel e uma das participantes durante o sorteio de brindes

O evento contou com a presença da presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, dos diretores, dr. Marcelo Polacow, dr. Pedro Menegasso e dra. Margarete Akemi Kishi, além do conselheiro federal por São Paulo, dr. Eli Saranz Camargo.

Até 2 de fevereiro serão 13 palestras correspondentes às áreas que hoje dispõem de Comissões no CRF-SP, sempre das 18h às 22h na sede do Conselho. Participe!

Inscrições: (11) 3067-1468

Clique aqui e confira a programação

Carlos Nascimento