São Paulo, 26 de janeiro de 2011.

 

Outras nove cidades do Estado receberam a palestra “Perspectivas para a atuação do farmacêutico”, do XI Encontro Paulista de Farmacêuticos, em comemoração aos 50 anos do CRF-SP e o Dia do Farmacêutico (20/01). A principal abordagem dos encontros ficou por conta das últimas e importantes mudanças, que resgatam o papel do farmacêutico como peça fundamental para a saúde, como as normativas RDC 44/09 e 44/10.  Ao todo foram mais de 600 pessoas, entre farmacêuticos e acadêmicos, que puderam participar e esclarecer suas dúvidas.

Na segunda-feira (17/01), a cidade de Presidente Prudente recebeu o evento no auditório da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A palestra foi ministrada pelo dr. Adriano Falvo, professor de graduação em Farmácia na universidade e representante do CRF-SP na comissão externa de implantação e acompanhamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estiveram presentes membros da Comissão de Ética, de Saúde Pública, de Farmácia e de Análises Clínicas, além do coordenador do curso de Farmácia da Unoeste, dr. Luís do Nascimento Ortega.

Farmacêuticos em Presidente Prudente lotam auditório da UnoesteFarmacêuticos em Presidente Prudente lotam auditório da Unoeste

  Na cidade de Araraquara, a palestra foi realizada em 18/01 e o dr. Rodinei Vieira Veloso, conselheiro do CRF-SP, membro do Comitê de Educação Permanente da entidade e professor da Universidade São Francisco e Universidade do Vale do Sapucaí, mais uma vez falou aos presentes. “É preciso ter consciência e não atribuir o problema da automedicação e os altos índices de resistência bacteriana apenas à falha na assistência farmacêutica”, contextualizou dr. Rodinei Vieira Veloso. 

O público lotou o auditório da seccional de AraraquaraO público lotou o auditório da seccional de Araraquara

 Participaram também a dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, e o vice-diretor regional da Seccional de Araraquara, dr. Evandro Lucas Yashuda. 

Dra. Raquel Rizzi no evento de AraraquaraDra. Raquel Rizzi no evento de Araraquara

No dia 19/01, a seccional de Registro organizou o evento na Câmara Municipal da cidade. A palestra foi ministrada pela conselheira dra. Priscila Dejuste e pelo diretor-tesoureiro do CRF-SP dr. Pedro Menegasso. Estiveram presentes no encontro o vice-diretor regional, dr. Roberto C. Garcia e membros da Comissão de Ética da seccional.

Em Votuporanga, profissionais e estudantes se reuniram no Espaço Saúde do Centro Universitário de Votuporanga no dia 18/01. A palestra foi ministrada pela dra. Priscila Dejuste, também com a participação do diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso.

Em Bragança Paulista, farmacêuticos e acadêmicos da região acompanharam a palestra ministrada pelo conselheiro dr. Marcos Machado Ferreira, também vice-coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas da capital, no auditório da Universidade São Francisco (USF), em 21 de janeiro. O evento contou com as presenças da presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, da diretora regional dra. Ieda Maria Sanchez Garcia, e da vice dra. Andréia Zago. 

Em Bragança o evento aconteceu na Universidade São FranciscoEm Bragança o evento aconteceu na Universidade São Francisco

Dra. Raquel Rizzi falou aos farmacêuticos sobre os diversos projetos desenvolvidos pelo CRF-SP em favor da formação profissional, entre os quais o Programa Farmácias Notificadoras (em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de São Paulo) e os cursos essenciais. “Convido a todos para virem conhecer nossas Comissões Assessoras e participar das discussões que acontecem no CRF-SP”, afirmou. 

Dra. Raquel Rizzi falando aos farmacêuticos de BrangançaDra. Raquel Rizzi fala aos farmacêuticos de Brangança

Em Mogi das Cruzes, a conselheira dra. Priscila Dejuste também falou ao público presente na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes no dia 21/01. Participaram do evento o diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, a diretora regional, dra. Priscila Vautier e o vice-diretor, dr. João Paulo T. Fernandes.

No sábado (22/01), a cidade de Bauru reuniu seus farmacêuticos para participarem do XI Encontro. A palestra foi ministrada pela vice-diretora da seccional de São José do Rio Preto dra. Maria Luiza Rodrigues, na Universidade Paulista (Unip). Estiveram presentes o diretor regional da seccional de Bauru dr. Fábio Henrique Valentim e a presidente da Comissão de Ética da seccional, dra. Karla Panice Pedro, que também é coordenadora do curso de Farmácia da Unip de Bauru.

Publico presente na palestra em BauruPúblico presente na palestra em Bauru

Um auditório do Pampas Palace Hotel, em São Bernardo do Campo, foi o local escolhido para receber cerca de 50 profissionais do Grande ABC durante a palestra promovida pela Seccional de Santo André, em 24 de janeiro. A apresentação do tema foi dividida pelo diretor-tesoureiro, dr. Pedro Menegasso, e pela conselheira dra. Priscila Dejuste. 

Cerca de 50 farmacêuticos compareceram ao encontroCerca de 50 farmacêuticos compareceram ao encontro

Ambos reforçaram a necessidade de o farmacêutico atuar em favor do uso correto de medicamentos, em detrimento a qualquer pressão comercial. “A farmácia só tem espaço para um profissional da saúde, se for de fato um estabelecimento de saúde. Do contrário, o trabalho do farmacêutico perde sua importância”, afirmou dr. Pedro. Também participou do evento a dra. Heloísa Helena da Silva, nova diretora regional da Seccional Santo André.

Dr. Pedro Menegasso no encontro de Santo AndréDr. Pedro Menegasso no encontro de Santo André

Em Santos, a palestra “Perspectivas para a Atuação do Farmacêutico” foi realizada na Universidade Santa Cecília (Unisanta), no dia 24/01. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes no evento, que teve como palestrante o dr. Rodinei Vieira Veloso, conselheiro do CRF-SP, membro do Comitê de Educação Permanente da entidade e professor da Universidade São Francisco e Universidade do Vale do Sapucaí.

Em Santos, a palestra foi realizada na UnisantaEm Santos, a palestra foi realizada na Unisanta

Ele chamou atenção para os problemas que o farmacêutico enfrenta no exercício da profissão e apresentou dados estatísticos preocupantes que comprovam o uso incorreto de medicamentos pela população e sugeriu ações individuais e coletivas para que os farmacêuticos contribuam para a melhora da saúde pública no Brasil. Estiveram presentes a presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, a secretária-geral dra. Margarete Akemi Kishi, a diretora regional da Seccional, dra. Roseli Simões Barreto, e coordenadores das Comissões Assessoras de Santos, além do coordenador do curso de Farmácia da Unisanta, dr. Walber Toma.

Dr. Marcos Carvalho Neves homenageado em Santos por sua atuação em famrácia hospitalarDr. Marcos Carvalho Neves homenageado em Santos por sua atuação em farmácia hospitalar

 

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.