São Paulo, 26 de janeiro de 2011.

 

Estudo publicado no periódico norte-americano The Cancer Journal revelou que o tamoxifeno, medicamento antiestrogênio utilizado para o tratamento de certas formas de câncer de mama, também pode contribuir para a redução do câncer de pulmão.

Os cientistas notaram que ao bloquear os estrogênios as pacientes tinham até 87% menos risco de desenvolver câncer de pulmão. "Nossas conclusões apoiam a hipótese de que existe uma influência hormonal no câncer de pulmão", diz Elisabetta Rapiti, médica coordenadora do levantamento.

A pesquisadora examinou 6.655 mulheres que tiveram câncer de mama entre 1980 e 2003, segundo o registro de tumores de Genebra - das quais 3.066, ou 46%, receberam tratamento com antiestrogênios. "Se estudos futuros confirmarem nossas descobertas, e determinarem que os agentes antiestrogênio melhoram a sobrevivência das pessoas com câncer de pulmão, isto pode ter um impacto substancial na prática clínica”, concluiu a pesquisadora.

 

Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.