São Paulo, 11 de agosto de 2010.

Após a pandemia que preocupou o mundo com a disseminação do vírus H1N1, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira, 10 de agosto, o início da fase pós-pandêmica da gripe A. O vírus continua circulando no mundo, mas junto com outros vírus sazonais e em intensidade diferente entre os países.

A epidemia ainda está presente na Índia e Nova Zelândia. No entanto, de acordo com a OMS, o monitoramento epidemiológico mostrou que o vírus H1N1 não sofreu mutação para formas mais letais, a resistência ao antiviral fosfato de oseltamivir não se desenvolveu de forma importante e a vacina se mostrou uma medida eficaz para proteger a população.

A OMS alerta que, mesmo com a mudança de nível, o monitoramento e as ações preventivas devem continuar, especialmente em relação aos grupos mais vulneráveis para desenvolver formas graves da doença, como gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças menores de dois anos.

Vacinação eficaz – No Brasil, em três meses, 88 milhões de pessoas foram vacinadas, o que contribuiu para a queda dos índices de gripe A. Além disso, a demanda por atendimento médico por doenças respiratórias está menor que o esperado para esta época do ano no país. Em 2009 e 2010, 46.853 pessoas foram diagnosticadas com a doença em estágio grave, sendo que 2146 foram a óbito. 

Medidas preventivas – A queda de temperatura, o ar seco e a maior concentração de pessoas em ambientes fechados favorecem a circulação dos diversos tipos de vírus respiratórios, como os vírus influenza. Alguns cuidados essenciais:

• Lavar as mãos frequentemente e usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar;
• Atenção especial com crianças, gestantes, portadores de algumas doenças crônicas e idosos;
• Ao surgirem sinais de gripe ou resfriado, como febre, tosse, dor de cabeça e nas articulações, não tomar medicamentos por conta própria (eles podem mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico) e procurar a orientação farmacêutica ou o serviço de saúde mais próximo.

Assessoria de Comunicação do CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.