São Paulo, 11 de agosto de 2010.

Medicamento pode provocar perda de sangue oculto nas fezesMedicamento pode provocar perda de sangue oculto nas fezesEstudo feito com 4.500 pessoas de 32 países, incluindo o Brasil, mostrou que os anti-inflamatórios não hormonais convencionais, além de lesionarem o estômago e o duodeno, causam problemas no intestino, algo desconhecido por muitos profissionais de saúde. O medicamento inibe a produção de enzima que protege a mucosa gastrointestinal.

De acordo com a pesquisa, chamada Condor e publicada no periódico de medicina Lancet, as lesões causadas pela substância no intestino podem provocar perda de sangue oculto nas fezes, o que tem potencial de ocasionar anemia. Sintomas tais como dores abdominais e diarreia também foram relatados.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o gastroenterologista dr. Décio Chinzon, da Universidade de São Paulo, adverte que soluções de proteção para o estômago, tais como tomar leite ou sal de fruta, são inócuas para evitar efeitos maléficos no intestino.

Assessoria de Comunicação - CRF - SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.