São Paulo, 9 de agosto de 2010.

No sábado, 7 de agosto, na capital, diretores, vice-diretores regionais, conselheiros e membros das Comissões Assessoras de Saúde Pública de todo o Estado participaram, com objetivo de multiplicar informação nas diveras regiões, da apresentação do Hórus - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, ferramenta de acesso on-line que, dentre outros serviços, permite o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde.

Criado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, o sistema tem por finalidade contribuir com a qualificação da assistência farmacêutica, ou seja, fornecer, em tempo real, indicadores como perfil de consumo da população, demanda atendida e não atendida, controle eletrônico de estoque, rastreabilidade e outros dados que permitem o melhor acompanhamento, avaliação e monitoramento das ações no setor público.

Dr. Pedro Menegasso destacou o documento publicado pelo CRF-SPDr. Pedro Menegasso destacou o documento publicado pelo CRF-SP

De acordo com dra. Karen Sarmento Costa, Coordenadora-Geral de Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde, o Hórus é uma ferramenta importante para que o farmacêutico mostre ao gestor a diferença do seu trabalho. “Sem um sistema informatizado fica muito difícil o farmacêutico mensurar o resultado e ter dados suficientes para apresentar ao gestor municipal”. Ela também destaca que o sistema foi construído baseado em um projeto apresentado pela Prefeitura de Recife (PE). Após análise, o Ministério da Saúde entendeu que a ferramenta voltada para farmácias, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e almoxarifados poderia ser disponibilizada nacionalmente.

A palestra foi ministrada pela dra. Karen Sarmento Costa, do Ministério da SaúdeA palestra foi ministrada pela dra. Karen Sarmento Costa, do Ministério da Saúde

Um projeto piloto testou o Hórus em 16 municípios brasileiros, incluindo Jundiaí e Diadema, de São Paulo. “Os municípios apontaram as dificuldades na gestão da assistência farmacêutica e validaram o sistema, que foi lançado em dezembro de 2009. Hoje são mais de 1000 municípios cadastrados, 700 secretários municipais assinaram o termo de adesão e, em dois meses, 470 municípios foram capacitados”, completa dra. Karen Costa.

O diretor tesoureiro do CRF-SP, Dr. Pedro Menegasso, destacou o documento publicado pela Entidade com as diretrizes para estruturação da assistência farmacêutica municipal. Já dr. Israel Murakami, coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP: “Hoje não temos nada que documente o antes e depois do trabalho do farmacêutico. É uma forma importante de mensurar essas informações”, finaliza.

O nome do sistema tem uma razão. Hórus é um símbolo egípcio que significa saúde e felicidade.

 

Dr. Israel Murakami, do CRF-SP, disse que Hórus documenta a ação do farmacêuticoDr. Israel Murakami, do CRF-SP, disse que Hórus documenta a ação do farmacêutico

Objetivos do Hórus
• Contribuir com a gestão da Assistência Farmacêutica dos municípios;
• Auxiliar no planejamento, monitoramento e avaliação das ações da Assistência Farmacêutica;
• Aperfeiçoar os mecanismos de controle e a aplicação dos recursos financeiros;
• Ampliação do acesso de maneira a promover o uso racional de medicamentos pela população;
• Qualificar a atenção à saúde da população assistida no SUS.
 
Vantagens para a Assistência Farmacêutica
• Permitir a elaboração de indicadores de Assistência Farmacêutica;
• Possibilitar intervenções em tempo real - gerenciamento estratégico em qualquer ponto do município;
• Aperfeiçoar a gestão da Assistência Farmacêutica (evitar desperdícios; evitar desabastecimento nas farmácias);
• Permitir a rastreabilidade dos medicamentos (registro de lote e validade);
• Permitir a realização de estudos de utilização de medicamentos;
• Maior disponibilidade do farmacêutico para as atividades assistenciais e de treinamento.

Mais informações e cadastro online para adesão dos municípios:
www.saude.gov.br/medicamentos (seção profissional e gestor) e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.