São Paulo, 04 de agosto de 2010.

Pela primeira vez, o município de Santo André, localizado na Grande São Paulo, realiza a Semana da Farmácia, iniciativa da Secretarias de Saúde, por meio da Assistência Farmacêutica e de Educação. O evento, que se estende até sexta-feira, apresenta palestras sobre o uso racional de medicamentos, a importância do farmacêutico e a sensibilização de educadores para a prevenção da gravidez na adolescência e para o planejamento familiar.

O lançamento da Semana no Anfiteatro municipal contou com as presenças do prefeito, Aidan Ravin (PTB), do secretário de saúde, Arnaldo Augusto Pereira, dos representantes do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, presidente, dr. Pedro Menegasso, diretor-tesoureiro, do dr. Marcos Machado, diretor regional, além de outras autoridades.

Dr. Rodinei Vieira Veloso, conselheiro do CRF-SP será um dos palestrantes da semana e irá enfatizar a necessidade de orientação farmacêutica e os perigos da automedicação.

De acordo com o prefeito da cidade, Aidan Ravin (PTB), após organizar o setor para evitar desperdício de medicamentos, a administração irá informatizar a rede de saúde até o final do ano. Questionado sobre a falta de farmacêuticos em unidades de saúde, Ravin ressaltou que tem consciência da realidade longe da ideal e está trabalhando para estruturar o quadro.

 

 

O lançamento da Semana aconteceu no Anfiteatro MunicipalO lançamento da Semana aconteceu no Anfiteatro Municipal

 

O secretário de saúde Arnaldo Augusto Pereira destacou que o departamento da assistência farmacêutica deve participar de forma efetiva desde a atenção básica até o atendimento hospitalar, não se limitando a um ser setor de compra e distribuição de medicamentos. “A Semana é mais uma ação para conscientizar a população, qualificar os profissionais, além de comemorar o Dia Nacional da Farmácia, em 5 de agosto”.

Na abertura, a presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, falou da importância do documento lançado pelo CRF-SP com as diretrizes necessárias para a implementação da assistência farmacêutica municipal.

Já dr. Marcos Machado, diretor regional do CRF-SP na região do ABC, que fez uma apresentação sobre uso racional de antibióticos, fez questão de enfatizar que a 1a Semana de Farmácia é fundamental para mobilizar as autoridades como prefeito e os secretários para mudar o cenário.

 “Essa administração tem incentivado e está entendendo a importância do profissional. Espero que com essa Semana o prefeito e os secretários comecem a olhar para a quantidade de farmacêuticos no município. É um grande passo para uma cidade que não tinha nenhum olhar voltado para a assistência farmacêutica”, destacou dr. Marcos.

 

Diretor regional dr. Marcos Machado e o prefeito de Santo André Aidan Ravin (PTB)Diretor regional dr. Marcos Machado e o prefeito de Santo André Aidan Ravin (PTB)

Programação completa da 1ª Semana da Farmácia de Santo André

Sensibilização para educadores voltada à educação sexual
Dias  3, 4, 5 e 6 de agosto
Das 8h às 12h
Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector – R. Tirol, 5 – Vila Matarazzo

Programa de orientação sobre diabetes e hipertensão
Estandes distribuído ao longo da rua Coronel Oliveira Lima, no Centro
Dias 3,  4, 5 e 6 de agosto
Das 9h às 16h
Palestras sobre o uso racional de medicamentos
Dias 3, 4, 5 e 6 de agosto
Das 13h às 16h
Locais: Unidade de Saúde Jardim Alvorada, Parque das Nações, Cidade São Jorge e Vila Luzita.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.