São Paulo, 04 de agosto de 2010.

Os comentários extremamente positivos de quem estava caminhando no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital, ao se depararem com a tenda do CRF-SP, traduziram o que foi o dia inteiro de ação ao ar livre.

“Sempre tenho picos de hipertensão por causa de stress. Que bom que agora posso ter o acompanhamento na farmácia, não sabia dessa resolução”, Welton Fonseca, auxiliar de limpeza.

“Viu só os problemas que podem causar? Sempre peço para seu pai parar de tomar aqueles remédios sem antes ir ao médico”, mãe diz à filha ao receber o folder com dicas sobre uso racional de antibióticos.

“Não sabia que até um antigripal pode fazer mal se tomado sem orientação”, Sumio Caigawa, aposentado que há 10 anos caminha no parque.

“Sou muito a favor dos serviços na farmácia. O farmacêutico é capacitado para isso e fiquei muito contente com a regulamentação”, José Carlos Ferreira, comerciante.

“Minha família tem histórico de hipertensão e sempre me cuido. A iniciativa do CRF-SP é ótima para quem não tem o hábito de procurar atendimento adequado”, Cristiane Domingues, bancária.

“Como todo brasileiro eu tenho o hábito de me automedicar. Fiquei espantada com os problemas que isso pode causar tanto para mim quanto para a população em geral, com a resistência das bactérias”, Marlene Carrasqueira, dona de casa.

 

Público também tirou dúvidas sobre medicamentos e doençasPúblico também tirou dúvidas sobre medicamentos e doenças

 

Os farmacêuticos voluntários empenharam-se nas mais de 200 orientações, incluindo a verificação de pressão arterial. Muitos atendimentos foram além, já que as pessoas aproveitavam para tirar outras dúvidas sobre medicamentos e doenças. A diretoria do CRF-SP esteve presente na ação, que foi fundamental para desenvolver o hábito das pessoas de somente tomar antibióticos com receita médica e orientação farmacêutica.

A ação faz parte da segunda etapa da campanha organizada pelo CRF-SP “Uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana”. Os profissionais envolvidos ficaram gratificados com o reconhecimento pelo seu trabalho e aproveitaram para fornecer algumas recomendações importantes para a população sobre cuidados com a saúde, a possibilidade de monitorar constantemente a pressão arterial na farmácia e problemas com interações medicamentosas.

O CRF-SP agradece a participação dos farmacêuticos voluntários e, principalmente, ao público participante, que foram os principais responsáveis pelo sucesso da ação. O êxito da campanha no parque foi tão grande que gerou demanda para que a ação seja repetida em breve.

 

Os diretores do CRF-SP dra. Margarete Akemi Kishi, dra. Raquel Rizzi e dr. Pedro Menegasso estiveram presentes na açãoOs diretores do CRF-SP dra. Margarete Akemi Kishi, dra. Raquel Rizzi e dr. Pedro Menegasso estiveram presentes

 

Palestras na capital e interior

O ciclo de palestras que integra a Campanha foi lançado na sexta-feira, 30/07, na sede e em algumas cidades do interior paulista com Seccionais do CRF-SP. Na capital, dr. Marcelo Polacow, vice-presidente, contextualizou a atual situação dos antibióticos no Brasil e no mundo para uma platéia formada por farmacêuticos. Um dos destaques da apresentação foram as consequências do uso inadequado, que por muitas vezes já deixaram até alguns antibióticos obsoletos.

 

Dr. Marcelo Polacow foi o palestrante na capacitação realizada no Plenário da Sede do CRF-SPDr. Marcelo Polacow foi o palestrante na capacitação realizada no Plenário da Sede do CRF-SP

 

Clique aqui e confira as datas e locais das próximas palestras.


Thais Noronha

Assessoria de Comunicação - CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.