Dois repórteres de importantes programas jornalísticos estiveram na sede do CRF-SP na última semana para repercutir a Consulta Pública nº 58/2010 sobre a venda controlada de antibióticos em estabelecimentos farmacêuticos, publicada no dia 18 de junho.
As entrevistas concedidas ao Jornal Nacional (Rede Globo) e ao Jornal da Band (Rede Bandeirantes) pela dra. Raquel Rizzi enfatizaram a importância da retenção da receita como forma de minimizar o uso inadequado de antibióticos. 

 

A necessidade de seguir o tratamento até o final, mesmo após o desaparecimento dos sintomas, foi um dos pontos destacados pela presidente. “Muitos abandonam o tratamento, ou seja, não utilizam o medicamento pelo período prescrito pelo médico, e essa prática pode ser decisiva para gerar resistência bacteriana. Em alguns anos é possível que não haja mais tratamento para infecções causadas por determinados tipos de bactérias. É preocupante”.

Em ambas as entrevistas, dra. Raquel alertou que ao tomar antibiótico sem a prescrição médica e acompanhamento do farmacêutico, o paciente pode mascarar uma doença mais grave, o que consequentemente atrasaria o diagnóstico, além de provocar efeitos adversos pelo uso do medicamento incorretamente.

O CRF-SP tem trabalhado ativamente em campanhas de orientação aos farmacêuticos e à população, além de propiciar capacitação profissional em todo o Estado.

Clique aqui e acesse a matéria do Jornal Nacional

Clique aqui e acesse a matéria do Jornal da Band

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.