Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o infectologista Caio Rosenthal, do Hospital Emílio Ribas, explicou que grande parte dos casos de resistência acontece por uma adesão ao tratamento falha. A solução está no uso correto dos medicamentos. Nesse caso, “é possível usar os remédios por 20 anos em desenvolver resistência”, explicou. A boa notícia é que os problemas de resistência do vírus caíram 11% nos últimos cinco anos.

Papel do farmacêutico

Outro ponto importante para evitar a resistência do vírus HIV aos medicamentos é dar início o quanto antes à terapia medicamentosa, quando a imunidade do paciente está alta. A possibilidade de controle cai se o tratamento começar apenas quando a doença já tiver se desenvolvido.

O principal motivo para portadores de HIV não seguirem o tratamento são os efeitos colaterais dos coquetéis e o grande número de comprimidos que precisam ser tomados em alguns casos. A atuação do farmacêutico pode mudar essa situação. Fornecer orientações sobre interação medicamentosa, por exemplo, é primordial.

 

Welton Trindade

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.