Boa parte dos participantes visitou o estande do CRF-SP, atraído, principalmente, pelas ações promovidas pelo Conselho paulista em favor da capacitação do farmacêutico, entre as quais publicações como os fascículos do Projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde e as cartilhas desenvolvidas pelas Comissões Assessoras.

O público também compareceu intensamente à programação de palestras que ocorreram em área anexa ao estande, onde farmacêuticos que ministram cursos em São Paulo discorreram temas como “Aspectos Legais do Uso Racional de Medicamentos”, “O Farmacêutico e a Orientação para o Uso de Medicamentos Isentos de Prescrição”, “Uso Racional de Antibióticos”, “Ética na Atuação Profissional”, “Interferência dos Medicamentos nos Resultados dos Exames Laboratoriais”, “Competências e  Responsabilidades do Farmacêutico na Dispensação de Medicamentos”, “Farmacovigilância e Programa Farmácias Notificadoras” e “Farmácia Estabelecimento de Saúde”.

Dr. Rodinei Veloso apresentou temas como Uso Racional de Antibióticos e Farmacovigilâncias e Programa Farmácias NotificadorasDr. Rodinei Veloso apresentou temas como Uso Racional de Antibióticos e Farmacovigilâncias e Programa Farmácias Notificadoras Aspectos Legais sobe o Uso Racional de Medicamentos foi tema da palestra da dra.Patrícia MastroianniAspectos Legais sobe o Uso Racional de Medicamentos foi tema da palestra da dra.Patrícia Mastroianni

Dra. Danyelle Cristine Marini apresentou a palestra Competências e Responsabilidades do Farmacêutico na Dispensação de MedicamentosDra. Danyelle Cristine Marini apresentou a palestra Competências e Responsabilidades do Farmacêutico na Dispensação de Medicamentos

Além disso, aos participantes provenientes de outros países, a equipe que representou o CRF-SP disponibilizou os fascículos do projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde em versão digitalizada, nas línguas inglesa e espanhola. A iniciativa surpreendeu os congressistas internacionais, que consideraram a iniciativa inovadora e classificaram o material como uma importante ferramenta educativa.

Dr. Adriano Falvo falou sobre os Aspectos Legais da RDC 44/09Dr. Adriano Falvo falou sobre os Aspectos Legais da RDC 44/09 A palestra do dr. Fábio Ribeiro abordou a Ética na Atuação ProfissionalA palestra do dr. Fábio Ribeiro abordou a Ética na Atuação Profissional Palestra do dr. Marcos Machado foi sobre a Interferência dos Medicamentos nos Resultados dos Exames LaboratoriaisPalestra do dr. Marcos Machado foi sobre a Interferência dos Medicamentos nos Resultados dos Exames Laboratoriais

Dentre os visitantes internacionais que passaram pelo estande do CRF-SP estiveram o dr. Carlos Maurício Barbosa, presidente da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal; dr. Manuel Machuca González, espanhol que é referência na área de atenção farmacêutica e consultor internacional para a Organização Mundial da Saúde (OMS); e dr. Kamal Midha, indiano que preside a International Pharmaceutical Federation.

A diretoria do CRF-SP foi representada pela presidente dra. Raquel Rizzi, pelo diretor-tesoureiro dr. Pedro Menegasso, e pela secretária-geral dra. Margarete Akemi Kishi.

Renata Gonçalez