O grande destaque foi a participação do dr. Marcos Chu, brasileiro residente nos Estados Unidos, onde trabalha como farmacêutico clínico na UTI Cardiotorácica do New York Methodist Hospital.

Dr. Marcos deu início às apresentações detalhando como é a graduação necessária para o farmacêutico exercer a profissão naquele país, onde a formação mínima exigida é de seis anos de estudos para que receba o título de Pharm.D. “Depois disso pode-se optar por cursos de mestrado e doutorado. Muitos também fazem um upgrade no bacharelado de Farmácia, uma espécie de atualização curricular”, explicou.

Ele enfatizou o reconhecimento já obtido pelo farmacêutico clínico no mercado de trabalho norte-americano, ao contrário do que ocorre no Brasil, onde esta área ainda carece de regulamentação própria. “Numa comparação com o futebol, podemos dizer que o farmacêutico é o médio-volante das equipes médicas de lá, como se fosse uma ‘ponte’ fundamental entre os demais profissionais”.

O farmacêutico também abordou as inovações tecnológicas disponíveis no hospital em que trabalha, onde vários procedimentos são realizados por robôs interligados a um sistema de prescrição eletrônica.

 

Capacitação foi dada a membros das Comissões Assessoras de Farmácia Clínica e Farmácia HospitalarCapacitação foi dada a membros das Comissões Assessoras de Farmácia Clínica e Farmácia Hospitalar



 A coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, dra. Solange Brícola, participou da capacitação e destacou o apoio dado pela diretoria  para que o evento se concretizasse. “Agradeço à dra. Raquel Rizzi e demais diretores, e aos membros das Comissões que viabilizaram a vinda do dr. Marcos Chu para esta palestra. Trata-se de um farmacêutico sem fronteiras e profundamente conhecedor da realidade e das dificuldades da farmácia clínica no Brasil”, afirmou.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.