Na sequência, o diretor-administrativo da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), dr. Luiz Gustavo Martins Matheus, apresentou a palestra “Capacitação do Profissional Farmacêutico para Atuar na Indústria Cosmética”, durante a qual enfatizou a importância do papel do farmacêutico neste segmento. “O farmacêutico reúne conhecimentos e habilidades essenciais à indústria de cosméticos, mas para atuar neste ramo, é necessário ampliar os horizontes e especializar-se”, recomendou o dr. Luiz.

A terceira palestra, intitulada “Mídia Eletrônica como Ferramenta de Sucesso no Mercado Cosmético”, foi ministrada pela também especialista em marketing Elaine Mandarino, que enfocou a forte tendência atual das empresas de adotar estratégias de comunicação por meio de mídias sociais, entre os quais os sites de relacionamento Orkut e Facebook, e o microblog Twitter. “Interagir com o mundo eletrônico é o grande desafio para o marketing moderno, inclusive para o segmento farmacêutico”, afirmou Elaine.

A programação contou ainda com as palestras “Mercado Cosmético Brasil e Mundial: Tendências e Inovações”, ministrada pela consultora em marketing para cosméticos e professora de pós-graduação em Cosmetologia, Rose Ghachache; e “Processo Criativo de um Perfume”, apresentada pelo perfumista francês Jean Morineau.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

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