Dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, apresentou um histórico desde 1992 quando o grupo Democracia e Participação assumiu a diretoria e propôs ações em benefício da categoria farmacêutica como o fortalecimento da fiscalização, a descentralização do CRF-SP por meio das Seccionais, entre outras propostas. “É fundamental que os voluntários que representam o CRF-SP atuem com responsabilidade e reconheçam o compromisso de sua representatividade em favor da categoria”.

Dra Raquel enfatizou a responsabilidade dos voluntáriosDra Raquel enfatizou a responsabilidade dos voluntários

Também durante a apresentação, dra. Raquel destacou o crescimento do CRF-SP ao longo dos anos, o que pode ser comprovado pelo aumento do número de Comissões Assessoras. Em 1981, eram apenas cinco Comissões, já atualmente são 14 Comissões na Sede e 34 descentralizadas. As Comissões de Ética somavam sete em 1999, e hoje são 22 em todo o Estado.

Já em relação às Seccionais, atualmente o CRF-SP conta com 23 em todo o Estado, mais quatro Subsedes na capital.

A evolução também pode ser constatada no aumento do número de inspeções fiscais realizadas e o índice de assistência farmacêutica, que saltou de 5% para 90% em todo o Estado.

Dr. Pedro Menegasso, diretor-tesoureiro do CRF-SP, também reforçou a responsabilidade da atuação no interior e ainda divulgou a importância de se informarem e atualizarem pelos veículos de comunicação como a Revista do Farmacêutico, o portal do CRF-SP e pela newsletter (Canal Farmacêutico). Dra. Margarete Akemi Kishim secretária-geral, também participou das discussões.

Dr Pedro falou aos colaboradores do CRF-SPDr Pedro falou aos colaboradores do CRF-SP

Entre as principais atribuições dos mais de 500 farmacêuticos voluntários que atuam representando a diretoria do CRF-SP estão a articulação com outros profissionais de saúde, a aproximação dos farmacêuticos da região, o fomento à capacitação profissional com a promoção de cursos e eventos, além de palestras em universidades, a participação nos conselhos municipais de saúde, relação com gestores municipais, contribuição em discussões, incentivo ao associativismo e campanhas de educação em saúde, entre outras responsabilidades.

Dra. Margarete também participou da reuniãoDra. Margarete também participou da reunião

Discussão e apresentação de propostas

Em um dos momentos, os voluntários dividiram-se por diretoria regional, Comissão de Ética ou Comissão Assessora e discutiram propostas para a gestão 2010/2011. As Comissões Assessoras, por exemplo, irão reforçar a interação entre as Comissões da Sede e as descentralizadas, respeitando as especificidades de cada região. Já as Comissões de Ética pretendem atuar também na universidade para enfatizar a importância do conhecimento em legislação. Nas Seccionais, as ações que nortearão os diretores regionais enfocam o fortalecimento do incentivo e a capacitação para a implementação da RDC 44/09, além da criação de Comissões Assessoras e outras atuações importantes junto aos profissionais da cidade e região.

Participantes das Comissões Assessoras do CRF-SPParticipantes das Comissões Assessoras do CRF-SP

Membros das Comissões de Ética do CRF-SPMembros das Comissões de Ética do CRF-SP

Representantes das Seccionais do CRF-SPRepresentantes das Seccionais do CRF-SP

Sinamm 2010

A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) também esteve presente na reunião e apresentou o Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral (Sinamm) aos participantes. A capacitação, padronização e melhoria de qualidade das farmácias magistrais foi o tema abordado pelo vice-presidente da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais), dr. Hugo Guedes.

O Sinamm está no segundo ciclo e atualmente reúne 750 empresas que participam do programa no intuito de promover o compartilhamento de informações entre as farmácias. Os resultados podem ser observados nas melhorias contínuas do sistema de garantia da qualidade das farmácias participantes, com o índice cada vez menor de não conformidades em relação à legislação sanitária.

Outras etapas do Sinamm estão relacionadas a auditoria em fornecedores, treinamentos via TV Farma, inclusive com módulos de homeopatia. Dr. Hugo também ressaltou que apenas 35% das faculdades no Estado de São Paulo possuem Farmácia-Escola, mais um motivo para buscar a qualificação do setor.