Em sua apresentação, dra. Raquel traçou um panorama histórico sobre a assistência farmacêutica no país, com foco na preocupação do profissional em atender as necessidades do paciente em relação ao uso de medicamentos.

A atenção farmacêutica é o principal instrumento para que se desenvolva o uso racional de medicamentos”, declarou a dra. Raquel. Ela detalhou as ações promovidas pelo CRF-SP com o intuito de oferecer capacitação aos profissionais de diversas áreas, para que exerçam a correta atenção farmacêutica em seus ambientes de trabalho.

Entre as ações citadas pela presidente do CRF-SP estão o recente lançamento dos fascículos I e II do Projeto “Farmácia Estabelecimento de Saúde” (disponíveis na área de Downloads deste portal); a programação de cursos essenciais; campanhas como “Dispensação Responsável de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana”; e o programa das Farmácias Notificadoras, uma parceria da Anvisa com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo e com o CRF-SP; entre outros trabalhos.

A mesa-redonda da qual a dra. Raquel fez parte contou com as presenças da dra. Josélia Frade, representante do CFF; o Prof. Dr. Jorge Mancini Filho, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; e o dr. José Ferreira Marcos, diretor-tesoureiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF-SP.

Manual sobre medicamentos

A abertura do evento foi feita pela dra. Sônia Lucena Cipriano, diretora da Divisão de Farmácia do Instituto Central do HC, que apresentou ao público o manual “Saiba mais sobre medicamentos”, produzido pela equipe de farmacêuticos de sua Divisão para ser entregue gratuitamente aos usuários de medicamentos do HC. O material também será disponibilizado futuramente do portal do CRF-SP.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.