A deputada Vanessa abordou a evolução da profissão farmacêutica e da saúde pública nos últimos 40 anos. Citou alguns dos projetos de lei relacionados à área farmacêutica que tramitam no legislativo e que são de grande importância para a categoria, frisando a necessidade do apoio das entidades e também dos farmacêuticos para que tais projetos sejam aprovados.

É uma surpresa saber que o CRF-SP acompanha, por meio de um assessor parlamentar, as tramitações em Brasília. Isso deve servir de exemplo, porque sem dúvida essa ajuda é fundamental para vermos os projetos aprovados”, declarou a dra. Vanessa.

O coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública da capital, dr. Israel Murakami, apresentou o documento pioneiro elaborado por farmacêuticos das Comissões de Saúde Pública do Estado e lançado este mês pelo CRF-SP: “Assistência Farmacêutica Municipal – Diretrizes para Estruturação e Processos de organização”. 

Dra. Vanessa elogiou a publicação e o CRF-SP pelas iniciativas e enfatizou a importância do apoio das entidades. “Publicações como essa mostram que os Conselhos Regionais não devem ser apenas os fiscalizadores, mas também os norteadores e orientadores da política e da educação da nossa categoria”.

Estavam presentes no evento membros da comissão de Saúde Pública e a diretora regional da Seccional de Jundiaí, dra. Miriam Rose Spagnuolo Pasini.

Tenho certeza de que foi uma oportunidade única de reunirmos, além dos profissionais farmacêuticos, entidades representantes da nossa categoria, docentes da UniAnchieta, deputados engajados na questão e uma grande massa acadêmica, eleitora e  formadora de opinião, mobilizando e ampliando a discussão sobre a assistência farmacêutica na rede pública de saúde e canalizando os esforços para aumentar a base de apoio ao projeto de lei nº 3752/08”, comentou a dra. Miriam.