A apresentação oficial do documento “Assistência Farmacêutica Municipal: Diretrizes para Estruturação e Processos de Organização” foi feita pelo dr. Francisco João Pacheco dos Santos, coordenador do curso de Farmácia da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Salvador (BA).

Dr. Francisco Pacheco fez a apresentação oficial do documento Dr. Francisco Pacheco fez a apresentação oficial do documento

Dr. Francisco Pacheco foi um dos responsáveis pela elaboração do documento, juntamente com outros profissionais voluntários membros das Comissões Assessoras de Saúde Pública do CRF-SP. Dr. Francisco Pacheco fez elogios à iniciativa pioneira do Conselho em desenvolver uma publicação que sintetiza as necessidades de adequações das condições de trabalho para a implantação da assistência farmacêutica municipal.

Fico feliz em ver a preocupação do CRF-SP em orientar sua categoria sobre como atuar bem na esfera da saúde pública”, declarou.

A abertura do evento também contou com a participação da dra. Dirce Cruz Marques, assistente técnica da Área de Assistência Farmacêutica da Prefeitura de São Paulo e membro da diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Em seu discurso, dra. Dirce destacou a importância do documento lançado no último sábado.

Da esq. para a direita: dra. Dirce Cruz Marques, dra. Raquel Rizzi e dr. Israel MurakamiDa esq. para a direita: dra. Dirce Cruz Marques, dra. Raquel Rizzi e dr. Israel Murakami

Parabenizo o CRF-SP pela forma didática com que o documento foi elaborado. Fica evidente que foi escrito por pessoas que atuam em saúde pública e conhecem bem a área. As diretrizes são adaptáveis à realidade de qualquer localidade”, afirmou a diretora do Cosems, que sugeriu atualização permanente do material.

Em seguida, representantes de quatro prefeituras detalharam o modelo de assistência farmacêutica implementado em suas cidades. Participaram desta etapa os municípios de Piracicaba (dr. Moisés Taglieta, que representou o secretário da Saúde, dr. Fernando Cárdenas); Ribeirão Preto (dra. Cláudia Siqueira Vassiman, chefe da Divisão de Farmácia e Apoio Diagnóstico); Pontal (dr. Márcio Eurípedes Veiga, farmacêutico da prefeitura); e Fernandópolis (dra. Mônica R. C. do Nascimento, coordenadora da assistência farmacêutica municipal).

Dr. Moisés Taglieta representou o secretário da Saúde de Piracicaba, dr. Fernando CárdenasDr. Moisés Taglieta representou o secretário da Saúde de Piracicaba, dr. Fernando Cárdenas Dr. Pedro Menegasso e a dra. Claudia Vassimon, de Ribeirão PretoDr. Pedro Menegasso e a dra. Claudia Vassimon, de Ribeirão Preto
Dr. Márcio Euripedes Veiga, de Pontal, ao lado da dra. Raquel RizziDr. Márcio Euripedes Veiga, de Pontal, ao lado da dra. Raquel Rizzi

Dra. Mônica do Nascimento, coordenadora da Comissão de Saúde Pública da Assistência Farmacêutica Municipal de FernandópolisDra. Mônica do Nascimento, coordenadora da Comissão de Saúde Pública da Assistência Farmacêutica Municipal de Fernandópolis

Mesa-redonda

Ao final do evento, os farmacêuticos participaram de uma mesa-redonda com os palestrantes, tendo como mediador o coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública (capital) do CRF-SP, dr. Israel Murakami. Muitos aproveitaram para compartilhar com os colegas as dificuldades enfrentadas em seus postos de trabalho. Dr. Israel estendeu a todos o convite para que criem novas Comissões de Saúde Pública, de modo que o assunto continue a ser discutido de forma regionalizada.

A diretoria do CRF-SP foi representada no II Seminário de Saúde Pública pela presidente, dra. Raquel Rizzi; pelo diretor-tesoureiro, dr. Pedro Menegasso; e pela secretária-geral, dra. Margarete Akemi Kishi.

Da esq. para a dir.: dr. Claudia Vassimon, dr. Francisco Pacheco, dra. Margarete Akemi Kishi, dra. Mônica do Nascimento, e a dra. Lessy Mara Lavesso Giacomini (vice-diretora da Seccional Fernandópolis e coordenadora da Comissão de Saúde Pública da mesma cidade)Da esq. para a dir.: dr. Claudia Vassimon, dr. Francisco Pacheco, dra. Margarete Akemi Kishi, dra. Mônica do Nascimento, e a dra. Lessy Mara Lavesso Giacomini (vice-diretora da Seccional Fernandópolis e coordenadora da Comissão de Saúde Pública da mesma cidade)

Clique aqui para fazer o download do documento “Assistência Farmacêutica Municipal – Diretrizes para Estruturação e Processos de Organização”.

A versão impressa também está disponível na Sede do CRF-SP. Em breve, também poderá ser retirada em todas as Seccionais.