A matéria fez menção ao lote B1188, que venceu em janeiro de 2009 e teve sua validade prorrogada até 01/10, por meio do ofício 291/2009 GADIP/Anvisa.

A presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi foi entrevistada pela repórter Eleonora Pascoal e enfatizou que essa prorrogação da validade trata-se de um caso específico e de emergência, ou seja outros medicamentos a venda em farmácias e drogarias não devem, em hipótese alguma, ter o vencimento estendido. “Não há prorrogação, nem autorização para nenhum outro medicamento ser vendido após vencimento, os testes para determinado tipo de fármaco foram realizados e comprovados para que a eficácia seja até o dia do vencimento”.

O laboratório Roche, fabricante do Tamiflu®, explicou que a prorrogação da validade deste lote específico com cerca de 50 mil doses, foi autorizada após estudos de estabilidade do produto com base na forma de armazenamento no estoque.

Hoje, o número de vítimas da gripe A no Brasil é de 24 mortos desde 28 de junho, sendo que 12 apenas no Estado de São Paulo.

Clique aqui e confira a matéria do Jornal da Band na íntegra.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.