O dr. Marcelo Polacow Bisson, vice-presidente do CRF-SP, durante cerca de 40 minutos, ao vivo,  esclareceu dúvidas dos apresentadores e orientou a população sobre a prática perigosa de consumir medicamentos sem critério.

O spam que antes era uma prática disseminada para a venda de medicamentos para disfunção erétil, atualmente está sendo a ferramenta utilizada para a venda ilegal do antiviral para tratamento da gripe A. Durante o programa, dr. Marcelo alertou que o Tamiflu® não deve ser usado como profilaxia, porque quando o paciente realmente precisar o vírus estará resistente. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde 62% dos medicamentos vendidos na web são falsos. Os pacientes com sintomas de gripe A devem procurar atendimento médico e nunca se automedicar”.

Ao lado dos apresentadores Ana Hickman, Celso Zucatelli, Edu Guedes e Chris Flores, dr. Marcelo também destacou a campanha do CRF-SP, realizada no início do ano, pela utilização responsável dos medicamentos isentos de prescrição. “O farmacêutico está preparado para orientar sobre o uso correto desses medicamentos de venda livre, que se tomados indevidamente podem causar danos e até mesmo mascarar uma doença”.

A falsificação de medicamentos também esteve em destaque. Segundo prognósticos do Center for Medicine in the Public Interest, dos Estados Unidos, esse mercado alcancará 55,5 bilhões de euros em 2010. “Não há nenhuma garantia na internet, o produto pode ser falso, adulterado com substâncias tóxicas e até contrabandeado. Não é possível assegurar as condições que esse medicamento chega ao consumidor”, destacou dr. Marcelo.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.