Dispensação responsável de antibióticos


Durante a palestra ministrada por dr. Marcelo Polacow Bisson, vice-presidente do CRF-S, foi apresentado um panorama sobre o uso de antibióticos no mundo e principalmente a resistência gerada pelo uso incorreto do medicamento. A alta taxa de 40% de resistência de pneumococos a penicilínicos na Espanha, por exemplo, e 58% na Hungria, torna esse problema mundial e despertou a atenção do CRF-SP para realizar campanhas educativas para a sociedade e para os farmacêuticos ao invés de puni-lo. “Punir nem sempre é o caminho. Temos que disseminar essas informações e conscientizar o farmacêutico que atua na drogaria para exigir sempre a prescrição”.

 

Dr. Marcelo Polacow falou sobre dispensação responsável de antibióticosDr. Marcelo Polacow falou sobre dispensação responsável de antibióticos

 

 

De acordo com o vice-presidente, entre as principais causas da resistência bacteriana estão: uso indiscriminado (automedicação), dispensação irregular, falta de adesão ao tratamento e a falta de seguimento dos pacientes em antibioticoterpia. “Os farmacêuticos brasileiros deveriam espelhar-se na Inglaterra onde o profissional faz questão de ligar para o paciente e acompanhar o tratamento. Não podemos simplesmente dizer que não poderemos chegar a esse nível. Não é utópico, é possível o farmacêutico dispensar com responsabilidade”.

 

O fato de antibióticos serem dispensados apenas por farmacêuticos e não por balconista também foi um dos pontos abordados. “Não somos vendedores de medicamentos, somos profissionais de saúde”, finalizou dr. Marcelo.

Medicamentos isentos de prescrição

Na quinta-feira, 9 de julho, o tema chamou a atenção dos participantes por estar diretamente ligado ao dia-a-dia nas farmácias e drogarias. A dispensação de medicamentos isentos de prescrição foi destacada pelo conselheiro do CRF-SP, dr. Rodinei Vieira Veloso e pela presidente dra. Raquel Rizzi. “O CRF-SP tem se preocupado em fazer um trabalho diferenciado de qualificação profissional e ética do farmacêutico. Este profissional possui todas as habilidades para praticar a automedicação responsável”, destacou dr. Rodinei.

 

 

Dr. Rodinei Velloso em palestra sobre medicamentos isentos de prescriçãoDr. Rodinei Velloso em palestra sobre medicamentos isentos de prescrição

 

 

Dr. Rodinei apresentou dados sobre intoxicação que apontam a dipirona e o paracetamol entre os princípios ativos que mais intoxicam. Ele também enfatizou a importância da relação médico e farmacêutico, além de sugerir que o farmacêutico propicie ferramentas para facilitar a adesão ao tratamento como etiquetas e formulários com informações sobre horário para ingerir o medicamento, se é preciso jejum ou não, entre outros.

 

 

Durante palestra, dra. Raquel Rizzi defendeu prestação de serviços dentro da farmáciaDurante palestra, dra. Raquel Rizzi defendeu prestação de serviços dentro da farmácia

 

 

Dra. Raquel Rizzi também participou da palestra e defendeu a prestação de serviços dentro da farmácia. “Como profissionais de saúde estamos preparados para contribuir com medição da taxa de glicose, pressão arterial, entre outros”.

 

Para a farmacêutica Patrícia Cafarro, que participou da palestra e atua em farmácia no Rio de Janeiro, a interação com o médico é fundamental, apesar de nem sempre ser fácil. “Já identifiquei uma prescrição que seria de micrograma e estava em miligrama”. Dr. Luis Fernando Turini, membro do Conselho Nacional de Saúde em Bariri (SP), ficou muito satisfeito com o conteúdo da palestra e ressaltou que o portal e o CRF-SP sempre são referências para atualização profissional. O farmacêutico também destacou erros que já identificou na farmácia. “Já interceptei uma prescrição com Alprazolan de 25g e na verdade era 0,25 e outra de Piroxicam 200 e tratava-se de 20”.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.