O CRF-SP é um dos apoiadores da 19ª Semana Racine, promovendo palestras gratuitas e orientando profissionais que visitam o estande de nº 20, montado entre as ruas E/H do Pavilhão.

Na tarde de quarta-feira, um grupo de farmacêuticos assistiu à palestra sobre “Dispensação responsável de antibióticos” ministrada pelo diretor regional da Seccional Santo André do CRF-SP, dr. Marcos Machado Ferreira, também coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas.

 

 

Dr. Marcos Machado ministrou palestra sobre dispensação de antibióticosDr. Marcos Machado ministrou palestra sobre dispensação de antibióticos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante a apresentação dr. Marcos detalhou os fundamentos que dão base para a campanha iniciada no último mês pelo CRF-SP, com intuito de combater a incidência de casos de resistência bacteriana. “É fundamental que o farmacêutico tenha uma postura responsável ao dispensar antibióticos, considerando sempre a possibilidade de automedicação e até de um possível diagnóstico errado”, declarou.

Na quinta-feira foi a vez do diretor tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, falar sobre “Propaganda de medicamentos”. O ponto de partida da palestra foi um breve histórico com a apresentação de antigas peças publicitárias de medicamentos, o que despertou a curiosidade do público.

A propaganda em si não está nas mãos do farmacêutico, o que explica os absurdos que vemos na publicidade de medicamentos. Mas cabe ao farmacêutico não se omitir mediante o marketing irregular que pode vir a ser feito dentro da farmácia ou drogaria em que atua. Ele responde eticamente por isso”, afirmou o diretor tesoureiro do CRF-SP.

 

 

Propaganda de medicamentos foi tema de palestra apresentada pelo dr. Pedro MenegassoPropaganda de medicamentos foi tema de palestra apresentada pelo dr. Pedro Menegasso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr. Pedro também expôs a legislação existente que regulamenta a propaganda de medicamentos no Brasil, com atenção especial à RDC 96/08 da Anvisa, que criou novas regras para a propaganda, publicidade e promoção comercial desses produtos. Muitos farmacêuticos aproveitaram para tirar dúvidas sobre em quais situações é permitida a divulgação de descontos em seus estabelecimentos.

A programação da 19ª Semana Racine termina no sábado (11 de julho). Nesta sexta-feira, a palestra do CRF-SP terá como tema “Competência e habilidade do farmacêutico na dispensação de medicamentos isentos de prescrição”, às 16h, no auditório Santana 3. A ministrante será a presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi. A entrada é grátis, e as inscrições devem ser feitas no ato.

 

 

 

Dra Raquel participou da solenidade de abertura da 19ª Semana RacineDra Raquel participou da solenidade de abertura da 19ª Semana Racine

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.