Os especialistas disseram, porém, que são contra a limitação da quantidade de comprimidos/cápsulas que pode ser vendida em cada embalagem. A FDA diz que a substância é segura se tomada dentro dos níveis recomendados. No entanto, como o paracetamol está presente em diversos medicamentos contra dor, febre e tosse, muitas pessoas não percebem que estão tomando vários medicamentos que contêm o mesmo princípio ativo.

Nos Estados Unidos, o paracetamol ou acetaminofeno, é a principal causa de problemas do fígado, causando 56 mil hospitalizações e 200 mortes anuais relacionadas ao consumo do medicamento. 

Isento de prescrição, mas não de orientação

O CRF-SP defende que a utilização desses medicamentos seja acompanhada de orientação farmacêutica. No começo deste ano, uma grande campanha deu início a uma série de palestras na capital e interior do Estado sobre a dispensação de medicamentos isentos de prescrição. A preocupação do CRF-SP vem ao encontro da recém-anunciada medida da Anvisa de deslocar os medicamentos das gôndolas com livre acesso e dispor esses medicamentos atrás do balcão, justamente para evitar o consumo indiscriminado e sem nenhum tipo de orientação.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.