Em Ribeirão Preto, ontem (5/5) mais de 120 alunos do curso de Farmácia da USP se reuniram na Praça XV de Novembro para alertar a população sobre os riscos da automedicação, a importância da presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias e do relato sobre qualquer reação indesejável provocada pelos fármacos. Além disso, a necessidade de consultar o farmacêutico sobre uso, horário, interação com alimentos e bebidas alcoólicas durante o tratamento; utilização inadequada de plantas medicinais, fitoterápicos, homeopáticos e informações sobre plantas tóxicas também estiveram entre os temas abordados com a população.

Segundo uma das coordenadoras do evento, a estudante do 4º ano Naiara de Cássia Custódio, as pessoas receberam muitas informações, não apenas sobre medicamentos, mas também sobre DST/Aids e ainda puderam tirar dúvidas com farmacêuticos presentes.

O evento foi promovido pelos integrantes da comissão organizadora do Centro Acadêmico Lourenço Roselino. Antes do evento, todos os alunos do curso de Farmácia, desde o primeiro ano, foram capacitados na universidade.

As crianças também foram orientadas

Durante a campanha, alguns alunos orientaram as crianças que brincavam na praça XV de Novembro. Elas receberam dos integrantes do Programa Assistencialista Sócio-Cultural dos Estudantes de Farmácia (PASCEF), que realizam uma vez por mês assistência farmacêutica nas creches – instruções para não utilizarem medicamentos por conta própria e também advertirem os pais sobre os perigos da automedicação. Os alunos da faculdade também explicaram às crianças sobre os riscos ao brincar com plantas tóxicas.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.