Os medicamentos Oseltamivir (nome comercial Tamiflu®, do laboratório Roche), administração via oral, e Zanamivir (nome comercial Relenza®, do laboratório GlaxoSmithKline) são inibidores de reuraminidase e indicados para o tratamento da doença aguda não complicada causada pelo vírus influenza (A ou B).

Atitude do farmacêutico

Ambos os medicamentos devem ser dispensados impreterivelmente mediante a apresentação da receita médica. Caso o farmacêutico receba um paciente com febre repentina acima de 38 graus acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas (tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações) e ter como procedência os países afetados, tendo retornado nos últimos dez dias, a orientação é de que encaminhe o paciente imediatamente ao médico.

Unidades de atendimento

Das oito unidades, três ficam na capital: Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto Emílio Ribas e Hospital São Paulo. No litoral, a unidade de referência é o Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos. Já no interior há o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas de Campinas, Hospital Estadual de Bauru e Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Para atendimento dos casos suspeitos, o Estado de São Paulo irá disponibilizar, inicialmente, 150 leitos de isolamento, dos quais 60 possuem pressão negativa, nos HCs de São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas e Instituto Emílio Ribas. 

Essas unidades funcionam como plano de emergência da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e irão funcionar como referência para o atendimento de possíveis casos suspeitos de gripe suína no Estado de São Paulo. Esses locais ficarão de prontidão para identificar qualquer caso, comunicar o fato imediatamente ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria e colher materiais para exames.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.