A MRSA (sigla em inglês) é a bactéria Staphylococcus aureus, resistente à meticilina e tida como o mais preocupante dos micróbios e uma das principais ameaças para a saúde nos centros médicos em todo o mundo.

O estudo apontou que 95% dos aparelhos estavam contaminados com pelo menos um tipo de bactéria, potencialmente capaz de causar desde leves irritações da pele a doenças fatais. Além disso, 35% dos celulares estavam infectados por duas bactérias, enquanto que 11%, por três ou mais espécies.

Somente 10% dos funcionários da área de saúde limpam com frequência os telefones, apesar da maioria seguir as normas a respeito da higiene das mãos, revelou ainda a pesquisa.

Os pesquisadores admitiram que precisam de mais estudos para confirmar os resultados, já que a pesquisa foi realizada com uma mostra relativamente pequena, mas recomendaram medidas para reduzir o risco de contaminação, especialmente a limpeza frequente dos telefones com desinfetantes a base de álcool ou o uso de materiais antibacterianos.

Os estudiosos concordam, porém, que proibir o uso dos aparelhos nos hospitais é impossível na prática, já que eles são utilizados em casos de emergência.

Nos Estados Unidos, o MRSA é a causa de mais de 60% de todas as infecções hospitalares. Em 2005 infectou 94.000 pessoas, com 19.000 mortos em todo o país.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.